Escavações prévias realizadas antes da construção de uma rodovia,
levaram à descoberta de um templo e uma grande quantidade de
instrumentos de culto em Tel Motza do período bíblico do Primeiro
Templo.
As descobertas datam dos primeiros dias das primeiras monarquias - entre outras coisas, imagens de barro de homens e cavalos, que são a prova rara de culto próximo a Jerusalém no início do período da monarquia.
As descobertas foram feitas pela Autoridade de Antiguidades de Israel
antes que os trabalhos para a construção da nova Rodovia 1, pela
Pipeline Company, tivesse seu início.
A natureza esparsa de vida
religiosa e de culto desde os primeiros dias de Judá recentemente
expostos em Tel Motza a oeste de Jerusalém. As escavações são realizadas
pela Autoridade de Antiguidades de Israel no sítio arqueológico
revelaram a estrutura do ritual (o templo) e vasos sagrados de cerca de
2.750 anos AC.
Segundo Anna Eirikh, Hamoudi Dr. Khalaily e Kisilvic, diretores da
escavação, em nome de Antiguidades de Israel Autoridade, "Tel Motza têm
uma estrutura ritual e incomum e destacou-se pela ausência quase total
de culto contemporâneo na Judéia na época do Primeiro Templo. A
singularidade do edifício é ainda mais notável por causa de sua
proximidade com Jerusalém, a capital, que serve como centro ritual do
reino na época. "De acordo com os pesquisadores," entre outros, foram
encontradas estatuetas de barro de homens, um barbudo, cujo significado
ainda é desconhecido. "
Tel Motza era desconhecida e sua importância arqueológica. Nos últimos anos restos foram expostos no site
que pertencente a diferentes períodos. Durante a década de noventa e
início de milênio o local era parte do planejamento da nova rota da
Highway 1. Os escavadores do local identificavam o local com a bíblica
aldeia de "matzá", mencionado no livro de Josué - cidade na terra de
Benjamin na fronteira de Judá (Josué R: Z). Esta proposta foi baseada,
entre outras, a divulgação das conclusões enfatizou a importância do
site na administração de Judá durante o Primeiro Templo. Entre outras
coisas, foram descobertos um edifício público, um edifício grande usado
como armazém e um grande número de silos. Segundo eles, o local era
usado para armazenar grãos, pois em Jerusalém era mais destinado ao
campo eclesiástico.
Na escavação atual foi descoberto evidências que acrescentam uma outra
dimensão para a compreensão do local. Segundo os arqueólogos Eirikh, Dr.
Khalaily e Kisilvic ", a escavação atual revelou parte de um grande dos
primeiros dias da monarquia no período de Ferro 2 (A). Paredes maciças e
um plano integrado de uma entrada ampla de frente para o leste, a forma
construção de templos na tradição do Oriente Médio: O sol nascendo no leste, o primeiro objeto luminoso colocado dentro do dentro do templo, simbolizando a presença divina no mesmo.
No edifício do Templo havia um pátio quadrado, provavelmente um altar, e
nas proximidades foi descoberto um compêndio de vasos sagrados. Um
conjunto de ferramentas que inclui instrumentos de adoração da natureza
feitos de cerâmica, incluindo um set de peças (tigelas sobre uma base
elevada usada nos rituais de adoração), os seres humanos estavam
decorados para a adoração, e o número de figuras de barro de dois tipos:
primeiro, os chefes de figurinhas em forma humana minúscula (ícones
antropomórficos) com sua cabeça coberta de cabelos lisos e cacheados. O
segundo - as figuras de animais (zoomorfas) - principalmente de gado. A
descoberta da estrutura do ritual de vasos rituais, os complexos, e os
ícones de influência considerável antropomórficos, ainda necessitam de
uma extensa pesquisa ".
O culto em Judá documentado na pesquisa arqueológica, principalmente, da
abundância de figuras de barro e vasos rituais outros, foram
descobertos em muitos outros locais no país - geralmente como parte da
casa de culto, mas apenas alguns sites
a partir do período de restos de tumbar, e templos onde os rituais
foram mantidos. Segundo os diretores da escavação, "a descoberta em Tel
Motza revela evidências arqueológicas da existência rara de templos e
complexos no Reino de Judá, em geral, e nas proximidades de Jerusalém,
em particular, antes do estabelecimento das reformas dos rituais em todo
o reino, no período final da monarquia (dias de Ezequias e Josias), que
eliminou todos os lugares de culto e concentrou-se no templo em
Jerusalém". (cafetorah)
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