quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Download Gospel Grátis: banda Ônix 8 lança álbum “Aleluia Rock” e disponibiliza MP3 de clássicos da música cristã

Download Gospel Grátis: banda Ônix 8 lança álbum “Aleluia Rock” e disponibiliza MP3 de clássicos da música cristã

A banda Onix 8 disponibilizou duas músicas para download gratuito, em formato MP3.
As músicas “Porque Ele vive” e “Vencendo vem Jesus” fazem parte do novo projeto da banda, “Aleluia Rock”.
São regravações de clássicos da música cristã, com roupagem nova, em estilo hard core, dentro da proposta da banda.
A banda disponibiliza ainda outras músicas em seu canal no Soundcloud. Acesse clicando neste link e confira.
Ouça abaixo as músicas “Porque Ele vive” e “Vencendo vem Jesus”, do álbum “Aleluia Rock”. Para fazer o download do arquivo MP3, clique com o botão direito do mouse no título da música escolhida:

Porque Ele vive

Vencendo vem Jesus


Por Tiago Chagas
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Evangelista leva mensagem de consolo a pais que tiveram bebê raptado e oração resulta em milagre

Evangelista leva mensagem de consolo a pais que tiveram bebê raptado e oração resulta em milagre
Durante o Natal, missionários em países que exercem forte resistência ao cristianismo protagonizam histórias curiosas e até mesmo milagrosas.
O site da Missão Portas Abertas publicou o testemunho de um evangelista na China, que enfrentou o preconceito contra a fé cristã e pregou o Evangelho numa das situações mais adversas.
Na China, devido à grande população, uma lei de controle de natalidade foi implementada anos atrás pelo governo, a fim de evitar que uma explosão demográfica impedisse o combate à fome e também o descontrole em questões como saúde, educação, etc. A lei limita os casais a terem apenas um filho, e são comuns os casos de raptos de bebês em vilarejos pobres em cidades afastadas.
Na região de Gansu, o evangelista Xi soube de uma família que havia tido seu bebê raptado e foi prestar condolências, além de levar a mensagem cristã. Acabou expulso da aldeia, e orando a Deus, falou que se sentia fracassado em sua missão.
Mesmo com os avisos dos camponeses de que não deveria voltar ao local para falar sobre Deus, Xi resolveu voltar para tentar falar mais sobre Deus, porém, no caminho, acabou encontrando num cesto, em meio à neve, o bebê que havia sido raptado.
Confira abaixo, o relato do testemunho do evangelista Xi, traduzido por Ana Luíza Vastag e publicado no site da Portas Abertas:
Em uma véspera de Natal bastante fria, o evangelista chinês Xi pegou a estrada na província de Gansu, na China. Ao chegar à aldeia vizinha, percebeu que algo estava errado. Decidiu parar e se apresentar como um portador de boas notícias. Um homem de baixa estatura o interrompeu: “Bem, temos apenas más notícias por aqui. O bebê de um casal acabou de ser raptado”.
Nas áreas mais pobres da China, onde os casais podem ter apenas uma criança por família, são comuns os casos em que filhos são roubados ou mesmo arrancados à força para serem entregues a casais ricos que moram nas grandes cidades e não têm filhos.
Xi entrou na casa e deparou-se com o marido e a esposa olhando discretamente para ele. A tristeza do casal podia ser percebida pelo ar pesado que dominava o ambiente. Convicto da única coisa que podia oferecer como consolo, ele disse: “Eu estou muito triste em ouvir sobre sua situação, mas eu conheço alguém que pode ajudá-los: Deus! Permitam-me orar a Ele pela vida de vocês”.
Como não houve qualquer reação por parte do casal, Xi iniciou sua oração, sentindo-se muito desconfortável. “Querido Pai, há muito tempo, nesta mesma época do ano, o Senhor enviou uma criança ao mundo e salvou-nos a todos. Pedimos hoje que esta criança seja enviada de volta para nós e livre esta aldeia da tristeza na qual seus habitantes estão vivendo. Amém”.
De repente, o marido gritou: “Cale a boca e vá embora. Nós já clamamos aos nossos deuses e nada aconteceu. Por que com o seu Deus será diferente?” O evangelista foi agarrado por outros moradores e arrastado para fora da aldeia. “Não se atreva a vir aqui de novo!”, disseram eles.
Ele vagou pelas colinas por um tempo, sentindo-se humilhado, chorando e clamando a Deus. Então pensou: Eu fui para a aldeia esperando uma recepção heroica, ou pelo menos, confiei que seria uma curiosidade para aquela aldeia, seria interrogado e, por algumas horas, seria a atração de pessoas que vivem vidas muito maçantes e isoladas. Ao invés disso, eu fui tratado e rejeitado como Cristo foi.
Ajoelhado na neve, ele sabia exatamente o que tinha de fazer: voltar à aldeia, sabendo que, com certeza, seria desprezado. Mesmo assim, ele precisava seguir os passos do Mestre Jesus. Com o coração batendo forte, ele se virou e começou a caminhar lentamente de volta ao vilarejo do qual foi expulso anteriormente. De repente, em meio à neblina da tarde, ele ouviu o choro de um bebê vindo do que parecia ser um cesto.
Nítido o suficiente, a poucos metros à frente, estava um bebê, enrolado em um cobertor grosso, deitado no fundo do cesto. Xi foi até o local para abraçá-lo e transmitir um pouco de calor a ele. Era uma menina. Os ladrões que a sequestraram não sabiam que era uma menina e, quando descobriram, deixaram-na abandonada ali, para morrer.
Ele caminhou de volta para a aldeia com o precioso pacote em mãos. Os moradores vieram correndo. Eles ficaram surpresos e muito felizes! Quando o levaram para a casa do pobre casal, o sorriso no rosto da mãe quando o bebê foi colocado em seu colo foi inesquecível. “Venha aquecer-se pelo fogo”, sugeriu, gentilmente, o marido. Deram uma cadeira para o evangelista, e com os outros moradores ao redor deles, o pai da criança perguntou: “Quem é esse Deus para o qual você orou?”
Veja só que oportunidade maravilhosa! Lá estava Xi, como convidado de honra, olhando para 30 pessoas que, ansiosas, esperavam ouvir sobre o evangelho da salvação. “Bem”, começou ele, “Ele veio à Terra na forma de um pequeno bebê, neste mesmo período do Natal, há mais de 2 mil anos…”
Por Tiago Chagas,
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Desafio Milhões de Salvos - 15 Anos de Evangelização da África (Missão PIEIA)

Conheça os projetos da Missão Piéia

 


COMO TUDO COMEÇOU

Em 1973 o Pastor Itamar Fernandes tinha 10 anos de idade quando numa noite ele sonhou que estava em um lugar muito pobre. Haviam casinhas de cobertura de capim e com paredes de barro. Naquele lugar moravam pessoas de cor negra, e naquele sonho o Pastor entendia que também morava ali. Porém ele não sabia que aquele lugar era a África.
Os anos se passaram, e em 1997 ele foi enviado juntamente com sua família pela ADEFS-BA (Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Feira de Santana – Bahia) para a África - aldeia de Inhaminga.
O propósito do Pr. Itamar Fernandes no início da sua trajetória missionária era realizar cruzadas e ministrar seminários de libertação para os líderes das igrejas de Moçambique, visto que no Brasil desenvolveu por vários anos o ministério de libertação.
Ser missionário é ser movido pelos propósitos de Deus, e Ele estava prestes a revelar ao jovem missionário o seu real propósito levando-o a Moçambique.
O tempo escolhido por Deus para revelar como usaria a Família Fernandes no campo missionário chegou durante uma viajem ao Zimbabwe - país vizinho de Moçambique.
Numa das noites de estadia naquele país Deus visitou o Pr. Itamar e revelou o que hoje é a MISSÃO ÁFRICA PIEIA. Naquela noite Deus lhe mudou o propósito dizendo que o seu trabalho primordial na África seria:
(1)Plantar Igrejas (2)Treinar Obreiros (3)Enviar e manter os obreiros nas aldeias (4)Construir as igrejas e casas pastorais nas aldeias (5)Plantar a roça para ajudar na alimentação dos obreiros e doentes em cada aldeia.


Foi neste tempo que surgiu o projeto de UMA IGREJA EM CADA ALDEIA.


Em 1998, a Família Fernandes fundou a MISSÃO ÁFRICA PIEIA, missão que sempre foi mantida por ofertas de pessoas e igrejas parceiras.
Seis meses depois de terem plantado duas igrejas na aldeia de Tchosse e Inhataca a Família se mudou para a cidade da Beira e começaram uma igreja na garagem da sua casa.
Permanecendo com a visão de alcançar as aldeias no interior da África, na mesma medida em que a sede na cidade da Beira crescia com o surgimento de novos projetos, mais igrejas em aldeias eram fundadas, chegando a 2011 com mais de uma centena de igrejas plantadas.

Uma confirmação maravilhosa que se estava no Centro da Vontade de Deus, aconteceu no ano de 2000.
Numa tarde quando o Pr. Itamar passava numa aldeia da África, Deus lhe falou: Lembras do sonho que te dei quando tinhas 10 anos de idade?
Tudo ficou claro. Ele pode ver de fato tudo que tinha sonhado. As casinhas, as pessoas e até um macaco que estavam no seu sonho. Uma injeção de convicção. Deus realmente o chamara para plantar igrejas nas aldeias.


Mateus 9:35
"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades."

"A obra de Deus começa difícil, torna-se impossível e então é feita".
(Hudson Taylor )

QUEM SOMOS

Somos uma missão interdenominacional que tem como objetivo principal a evangelização das aldeias africanas.
Desenvolvemos em Moçambique além do PLANTIO DE IGREJAS NAS ALDEIAS, vários projetos sociais e evangelísticos, tais como: PAI – Projeto de Amparo Infantil, ESPAMMO – Escola de Pastores e Missionários de Moçambique, CASE – Centro de Apoio Social e Evangelístico, RÁDIO PIEIA – Um Santo Som, FE – Frente de Evangelização (Cruzadas), Projeto FILEMON – Evangelização em Cadeias, BASE DE JERUSALEM – Igreja Sede, onde subprojetos são desenvolvidos a exemplo do Curso de Alfabetização para jovens e adultos, CINEGOSPEL – Exibição gratuita de Filmes evangélicos como estratégia para alcançar os jovens. CPA - Centro de Produção de Alimentos.

Somos uma Missão, uma família, um exército, um conjunto de servos, irmãos em Cristo, conscientes da necessidade de expansão do amor, da graça e da salvação em Jesus, buscando atender o Ide do Mestre e amenizar o Clamor da África.

COMO FAZEMOS

Sobrevivemos a mais de uma década de missões, aperfeiçoando a cada dia o exercício de cada projeto, crescendo, aprendendo, graças a misericórdia de Deus que nos transforma a cada amanhecer em um canal de bênçãos.
Deus tem levantando pessoas, igrejas, organizações que se unem a nós, abraçando o desafio de lutar por UMA IGREJA EM CADA ALDEIA e contribuir para que não tenhamos que paralisar nenhum projeto.


A realização de todos os nossos projetos só tem sido possível ao longo de todos estes anos porque pessoas que amam as almas nos ajudam com o que podem para que as alcancemos para Cristo.


Algumas Igrejas têm enviado e mantido missionários, adotado parte do sustendo de projetos. Irmãos de forma individual ou conjunta têm sido levantados por Deus para adotarem obreiros nacionais, ajudarem na manutenção de projetos, enviarem materiais de trabalho ou custearem a obtenção dos mesmos, patrocinarem a construção de igrejas tornando-se “pais na fé” de uma congregação no Interior da África.


Entendemos que o obreiro nacional é capaz de ir mais longe, chegando facilmente a lugares que o estrangeiro dificilmente chegaria. Partindo deste pressuposto investimos na formação dos irmãos nacionais para liderarem nossos projetos. A presença do missionário estrangeiro é sempre para ocupar o lugar de coordenação, supervisão e apoio na formação dos lideres em questão.


Os Missionários estrangeiros trabalham em sistema rotativo, podendo desta forma, supervisionar os diversos projetos da missão na medida em que seja necessário a depender também do próprio ministério pessoal do missionário em causa.


PORQUE O INTERIOR DA ÁFRICA?


A nossa missão foi levantada para ganhar as aldeias africanas para Jesus. Nestes anos de duro trabalho missionário temos visto um triste quadro. mais de 80% dos missionários que estão no campo da África, desenvolvem suas atividades nas cidades onde estão geralmente 20% da população do país, pois os outros 80% estão nas aldeias já que eles sobrevivem da agricultura de subsistência. Esta é a realidade de Moçambique e de muitos países africanos. Diante dessa realidade a MISSÃO ÁFRICA PIEIA absorveu o desafio do projeto “UMA IGREJA EM CADA ALDEIA”, desbravando as matas africanas em busca de povos que nunca antes ouviram falar de Jesus.

- Compacto dos projetos desenvolvidos pela Missão África PIEIA em 15 anos de Evangelismo no continente africano, narrado pelo Presidente Fundador da missão, Pr. Itamar Fernandes.
- Um Conselho missionário a todos que desejam fazer missões no continente africano.
 COMO FAZER UMA PARCERIA NOSSA MISSÃO

De várias formas você pode nos ajudar. Ao longo deste SITE você conhecerá cada detalhe da nossa missão e certamente Deus falará contigo.

Qual projeto tocou forte ao seu coração?

Oramos para que o Espírito Santo te direcione e te der a convicção e paz antes de qualquer outro passo.

As únicas certezas que temos é que precisamos de ajuda, certamente não estamos sóis e Deus é capaz de acender em você a chama missionária.

Ore a Deus sobre isso.

Estamos Orando por Você e aguardamos o seu contato!

contatos@pieia.com 
(75) 3616.6785 / 91623413

"Apoiar um trabalho missionário é um grande desafio aceito apenas por aqueles que são portadores de uma grande visão"
(Olinto de Oliveira missionário em Macau / China.)

"Se Deus quer a evangelização do mundo, mas te recusas a sustentar missões, então te opões à vontade de Deus".
(Oswald Smith)
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A Revista AÇÃO MISSIONÁRIA leva às igrejas e irmãos, apaixonados por missões, notícias dos campos e dos missionários, seus desafios e sucessos. Também tem como objetivo levantar parceiros e, acima de tudo, mostrar a Glória de Deus e de Seu Reino.
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APÓSTOLO FRED BERRY ANUNCIA QUE O AZUSAFEST 2013 SERÁ DENTRO DO II SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL

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 Mais de um século atrás, um homem veio do Texas para Los Angeles para divulgar o ministério pentecostal. Seus primeiros esforços para pregar a mensagem pentecostal foram rejeitados. Os líderes da igreja ficaram desconfiados de sua doutrina religiosa e seus ensinamentos, mas ele perseverou e continuou a orar. Então, em abril de 1906, um poderoso derramamento do Espírito Santo ocorreu dentro de seu pequeno grupo de adoradores. Havia curas físicas e mentais, falar em línguas desconhecidas e muitas outras ocorrências milagrosas e inexplicáveis. A notícia se espalhou e logo centenas de pessoas começaram a vir de todo o mundo para a Missão de Fé Apostólica em Azusa Street, em Los Angeles, para receber o Espírito Santo.
O Reavivamento da Rua Azusa durou mais de três anos e é amplamente considerado como o principal catalisador que desencadeou o movimento mundial Pentecostal. Atualmente, estima-se que mais de 800 milhões de pentecostais nos Estados Unidos, América Latina, África e Ásia podem traçar suas origens religiosas para a revitalização da Rua Azusa e Bispo William J. Seymour. Fred e Wilma Berry continuam a história da Rua Azusa como representantes internacionais através da Azusa Street Mission & Historical Society. A missão da organização é levar a chama da Rua Azusa para a próxima geração em todas as nações do mundo…
O Azusafest, celebração normalmente realizada em Los Angeles desde 2006, em 2013 será em São Paulo, Brasil, de 19 a 21 de Abril, no Salão Internacional Gospel. O Apóstolo Fred Berry postou as seguintes palavras em seu perfil na rede social Facebook: “Saudações meus amigos no Brasil. Minha esposa e eu queremos convidá-los para o Azusafest, que será celebrado em São Paulo, Brasil, de 19 a 21 de Abril de 2013. Estaremos comemorando mais de 100 anos de expressão evangélica pentecostal, dentro do Salão Internacional Gospel. No auge do Renascimento na América, William Seymour parou uma reunião, em 1910, e profetizou que um maior reavivamento da Rua Azusa iria atingir a Terra mais de 100 anos a partir de então. Ao mesmo tempo, dois missionários suecos baptistas ficaram cheios do Espírito Santo sendo batizados. Estes dois homens foram enviados dos EUA, sendo pioneiros do movimento pentecostal no Brasil. Daniel Berg e Gunnar Vingren abriram a Missão de Fé Apostólica, que mais tarde tornou-se a Assembléia de Deus …. Durante três dias de seminários e workshops de celebração da música gospel vamos honrar os esforços desses homens …. Você pode se juntar a nós gratuitamente no Salão Internacional Gospel…. Participe dos nossos seminários e escolas de formação. Escola Profética ou a Escola de Intercessores será realizada durante o dia das 14:00 às 18:00 horas a cada dia …. e depois juntar-se a adoração em um de nossos três shows internacionais gospel …… cada noite de 19:00 às 22:00 horas.
Fred e Wilma Berry”
Por: Mazza – MR1
Comunicação & Marketing
ww.salaointernacionalgospel.com.br
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Poesia Cristã: Palavra de Vida

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Leio a Bíblia Sagrada
E nela encontro a Palavra da Verdade
Lendo, sinto-me próxima ao Pai
Na Bíblia, sinto Deus e sua fidelidade.

Glórias a Deus por tuas promessas
Senhor, somente a ti, toda a adoração!
Leio Salmos e aprendo no 119
A guardar a Palavra em meu coração.

E com a Bíblia eu não temo
É o escudo do crente fiel
Leio Provérbios 30:5 e sigo em frente
Confiando, até chegar ao céu

Vivemos buscando a salvação
E através da Bíblia Deus nos dá orientação
Leio a Bíblia e nela encontro força
Para como em João 17:17, buscar santificação

E muitos não dão valor a Bíblia
E não entendem sua função
Mas é porque não lêem 2Tm 3:16
Onde Deus dá linda explicação

E assim vivo em paz
Crendo na Palavra do Deus dos céus, Deus de verdade
Que nos dá palavra viva e eficaz
E como em Hebreus 4:12, com grande profundidade.

A paz do Senhor Jesus!

Camila Rigorfi Lima
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Fernandes Lima na Bahia


Fernandes Lima se apresenta em igrejas nas cidades de Vitória da Conquista, Livramento de Nossa Senhora e Brumado, na Bahia.

A agenda começa na quarta-feira, dia 26/12, às 19h, com culto na Sede da IIGD de Vitória da Conquista, localizada na Avenida Regis Pacheco, nº 306, no Centro.

Na quinta, dia 27/12, o cantor se apresenta na IIGD de Livramento de Nossa Senhora, às 19h, na Avenida Presidente Vargas, nº 253, no Centro.

Já na sexta-feira, dia 28/12, o compromisso é na IIGD de Brumado, às 19h. A igreja fica na Avenida Centenário, nº 365, no Centro.
Fonte Graçamusic
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Game para Facebook incentiva a leitura diária da Bíblia




Nos próximos meses será possível jogar através de smartphones e aprender mais sobre a Palavra de Deus. 

Pensando em atrair jovens para a leitura diária da Bíblia, surgiu o jogo “Reavivados Por Sua Palavra” que já pode ser acessado do Facebook e que em breve estará disponível para usuários de smartphones.
Com o aumento da procura por games fica mais fácil atrair este público para os ensinamentos de Deus usando esta ferramenta. E foi isso que os criadores do jogo pensaram durante o processo de produção.
No Reavivados Por Sua Palavra o jogador tem a missão de ler um capítulo da Bíblia para poder responder as perguntas do desafio do dia e assim conquistar pontos e ir mudando de fase.
Quanto mais ele participa do jogo e compartilha com seus amigos mais recompensas o jogador recebe podem ter grandes surpresas e ainda ganhar medalhas.
Essas gratificações motivam os jogadores e estarem sempre participando do jogo e assim se aprofundando na Palavra de Deus.
A consciência de estar fazendo algo além de jogar é de extrema importância, por isso o jogo é para quem acredita em Deus e na Bíblia. Com o tempo a pessoas desenvolve o hábito diária de leitura e ainda passa a incentivar seus amigos a fazerem o mesmo.
A previsão é que os jogadores terminem toda a leitura do Livro Sagrado em 2015, depois de passarem pelos 66 livros da Bíblia representados em 66 fases.
Números
Uma pesquisa americana aponta que entre os jovens 97% se dedicam a jogos de computador ou vídeo games. Deste montante, 40% são mulheres, 68% tem até 18 anos e 33% jogam em celulares. O consumo de jogos é tão impressionante que outros dados dizem que 3 bilhões de horas por semana são gastas com jogos, o que significa que este meio também pode ser uma boa escolha para quem quer atrair jovens e mostrar o evangelho.
Para conhecer o game Reavivados por Sua Palavra acesse o Facebook: apps.facebook.com/gamereavivados
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População cristã do Oriente Médio pode estar perto da extinção

População cristã do Oriente Médio pode estar perto da extinção

Guerra civil da Síria é o capítulo mais recente desse conflito histórico

 
População cristã do Oriente Médio pode estar perto da extinção
Zahle é uma cidade cristã do Líbano, que fica no alto do vale do Bekaa, numa antiga estrada ligando Damasco a Beirute.  Ela tem um testemunhado, ao longo dos séculos, batalhas entre muçulmanos e cristãos, como a guerra civil que tomou o Líbano nos anos 1980. Ou os conflitos semelhante na década de 1860, quando a cidade foi incendiada por combatentes drusos e turcos que massacraram os cristãos.
Hoje em dia, a cidade é uma espécie de refúgio para as famílias cristãs que tentam fugir da morte trazida pela guerra civil na Síria. Este é um dos lugares escolhidos pelas agências cristãs que ajudam os refugiados. A maioria dos cristãos que saíram da Síria eram partidários do regime de Assad, mas muitos foram perseguidos mesmo tendo trabalhado ativamente no movimento de oposição que tentou derrubá-lo.
Como um todo, a população cristã do Oriente Médio continua diminuindo.  Estima-se que cerca de cem anos atrás eles eram um quinto da população. Em 2012, o índice é de pouco mais de 5 por cento. Mesmo em países como o Líbano, que já teve uma maioria cristã, o número tem diminuído.  Alguns especialistas acreditam que esse é o percentual mais baixo da história e pode significar que eles podem estar perto da extinção.
Além da violência anticristã, um dos principais motivos é que os cristãos está têm uma taxa de natalidade muito menor do que os muçulmanos e uma alta propensão a emigrar.
Fadi Halisso, um ex-engenheiro católico, da cidade de Aleppo, ao norte da Síria, agora se prepara para o sacerdócio jesuíta na capital do Líbano. Ele acredita que os cristãos desejam  viver em paz nessa região turbulenta e por isso vão embora assim que a paz é ameaçada. “No Iraque os cristãos estão no meio de uma guerra. Não acho que foram alvo mais do que os outros grupos minoritários. Em geral, os cristãos nunca são maioria na região, não andam armados e por isso preferem recuar.”
Quando perguntado sobre os ataques recentes a igrejas em Alexandria ou Bagdá, ele é enfático: “Quando você tem algumas pessoas que causam problemas, acabam afetando toda uma região. Após esses ataques às igrejas, os cristãos da região se sentiram ameaçados. A impressão geral é que não somos mais bem-vindos, embora tenhamos boas relações com nossos vizinhos.”
Com informações do The New York Times
por Jarbas Aragão
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Aiatolá defende que todas as mulheres cristãs podem ser estupradas

Aiatolá defende que todas as mulheres cristãs podem ser estupradas

Líder muçulmano defendeu que cristãos do Iraque devem se converter ou morrerão

 
Aiatolá defende que todas as mulheres cristãs podem ser estupradas
Ahmad Al Baghdadi Al Hassani é um grande aiatolá do ramo muçulmano xiita nascido no Iraque. Ele tem um histórico de confrontos com outros aiatolás importantes e atualmente está ligado a uma facção síria.
Recentemente um vídeo onde Al Hassani declara que os cristãos são politeístas e amigos dos sionistas, causou revolta das comunidades cristãs no Oriente Médio.
Durante uma entrevista ao Al Baghdadia, um canal de TV egípcio, Al Hassanim, conhecido defensor da jihad [guerra santa], assegurou que os cristãos do país precisam escolher “o Islã ou a morte”. Ao mesmo tempo, disse que suas mulheres e filhas podiam ser consideradas legitimamente como “esposas de muçulmanos”.
Essa é uma maneira indireta de dizer que toda a mulher cristã  pode ser capturada e estuprada, mesmo que já seja casada, pois para os extremistas do Islã, as mulheres mantidas em cativeiro podem ser estupradas por seus captores.
O Al Baghdadi é um dos veículos de mídia mais radicais da jihad islâmica. Durante sua fala, Al Hassanim deixou claro que é uma questão de tempo até que a minoria cristã no Iraque seja convertida ou exterminada. Na véspera do Natal deste ano ele emitiu uma fatwa [ordem sagrada] contra os cristãos do país justamente quando a catedral de Bagdá foi reaberta ao público. Com informações de Front Page Magazine. 
por Jarbas Aragão
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Igreja troca culto de Natal por serviço missionário




Igreja troca culto de Natal por serviço missionário Mais de 1500 voluntários usaram o serviço para mostrar o amor que pregam

Brianna Fain tem 11 anos. Ela e sua família são membros da Primeira Igreja Evangélica Livre de Fullerton’s Eve, uma megaigreja que reúne mais de 4500 pessoas. A mãe, Carrie, 51, ajuda a filha a colocar alguns legumes secos em um saco. Sua irmã, Jennifer, 13, acrescenta proteína de soja. O pai, Glen, 58, finaliza com o arroz.

Toda a família está envolvida em preparar pacotes de comida que serão enviados para famílias necessitadas do Vietnã. Os Fain fazem parte do projeto de Natal da igreja pastoreada por Mike Erre que este ano trocou o culto de Natal por uma maneira de fazer a congregação encarnar os mandamentos de Jesus.

“Se você acha que a igreja para quando você sai por aquela porta, está enganado”, disse ele na abertura do sermão pregado no culto do último domingo.

“O que você faz lá fora é tão importante quanto o que você fez sentado aqui na última meia hora.”

A família de Brianna sabia que este culto especial seria mais curto e que ela e centenas de outros voluntários sairiam dali para passar horas embalando alimentos para pessoas necessitados que ela nem conhecem.

“Eu queria ajudar, porque quando as pessoas comerem isso, saberão que outras pessoas se importam com eles”, explica a jovem.

Cerca de 1.500 pessoas se inscreveram para auxiliar as atividades que a igreja haviam organizado neste final de ano, incluindo embalar alimentos para a organização Stop Hunger Now [Pare a Fome Agora]. Parte da igreja serviu refeições quentes aos moradores de rua da cidade, enquanto um terceiro grupo ficou em oração no templo.

O pastor acredita que servir os outros é o verdadeiro sentido do Natal. “A história do Natal é fundamentalmente Deus tornando-se carne e assumindo uma forma humana. “Nós podemos falar sobre o quanto Deus é bom, mas se a igreja não incorpora esses conceitos na prática, então ninguém vai se interessar em ouvir a nossa mensagem.”

Jeanette Bollen, 68, decidiu abrir sua casa para um morador de rua que foi espancado após sair da reabilitação. “O que Jesus faria?” pergunta Bollen. “Ele estava com as pessoas que sofriam de hanseníase … com todas as pessoas marginalizadas. Ele as alimentou, deu-lhes roupa e curou-as.”

A experiência dela foi tão gratificante que ela criou na igreja um ministério onde a cada semana são doadas “Bolsas de Bondade”, repletas de alimentos e produtos de higiene pessoal para a população de rua da região. Neste Natal, os membros da Primeira Igreja Evangélica Livre de Fullerton’s Eve saíram mais cedo do culto para reparti-las antes de irem para casa.

                                                                                                 Fonte: Gospel Prime 
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Megaigrejas reúnem exércitos de voluntários para o planejamento e montagem das celebrações de Natal

Megaigrejas reúnem exércitos de voluntários para o planejamento e montagem das celebrações de Natal

As megaigrejas dos Estados Unidos iniciam a produção de suas celebrações de Natal juntamente com o início do verão, que por lá, acontece no meio do ano, e contam com centenas de voluntários para que a realização do evento saia como planejado.
Um exemplo é a Willow Creek Community Church of South Barrington, em Illinois. A Willow Creek é uma das maiores igrejas dos Estados Unidos e monta 28 apresentações da celebração de Natal, inclusive, com versões em espanhol.
O exército de voluntários da denominação conta com aproximadamente 70 mil membros, que se revezam nas tarefas na sede da igreja e também em templos menores, mantidos nas cidades vizinhas.
-O aspecto mais gratificante de trabalhar em uma megaigreja durante o Natal para mim, é ter a oportunidade de compartilhar a bela história do nascimento de Jesus com milhares de pessoas. Para muitos, eu sei que isso não é algo que tenha feito parte da vida desde a infância, e eu amo o desafio de contar a história de uma maneira que toca os corações daqueles que não conhecem a Deus, bem como aqueles que o fazem”, conta Rhiana Godfrey, produtora das celebrações de Natal da Willow Creek.
Muitas vezes alvo de críticas, as megaigrejas dos Estados Unidos reúnem pessoas no planejamento das apresentações musicais, teatrais e performáticas, e isso reforça os vínculos entre os membros. A opinião é de Susan DeLay, porta-voz da Willow Creek: “Os voluntários do Natal vem à igreja, muitas vezes depois de um longo dia no seu local de trabalho, e eles mergulham na alegria de servir e ajudar, muitas vezes por longas horas. Em geral, todos estão alinhados atrás da mesma esperança de compartilhar a mensagem de Cristo”, declarou ao Christian Post.
Por Tiago Chagas
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Em meio à guerra civil, cristãos sírios buscam formas “singelas” de celebrar o Natal

Em meio à guerra civil, cristãos sírios buscam formas “singelas” de celebrar o Natal

No ocidente, a celebração do Natal é algo comum e tradicional, e a data é marcada por decorações das cidades, inauguração de árvores natalinas e papais noéis em centros de compras. As igrejas, quase que em sua totalidade, fazem alguma programação especial, como cantatas, peças de teatro, sermões, etc., lembrando o nascimento de Jesus.
Porém, os cristãos de países onde o Evangelho não pode ser pregado livremente, seja por restrições legislativas, ou por intolerância religiosa dos cidadãos, essa época é bastante tensa e diferente.
Segundo o site da Missão Portas Abertas, os cristãos sírios, que junto com todo o país, atravessam uma guerra civil, não poderão celebrar o nascimento do Salvador.
- Vamos aproveitar a oportunidade de Natal para visitar famílias que têm enfrentado dor e sofrimento – declarou um pastor que reside em Damasco, capital da Síria. Não identificado por questões de segurança, o líder afirma que as igrejas da cidade farão um culto para celebrar a data, porém “sem decorações, nada chamativo”.
A guerra, ainda em curso, contra o regime do ditador Bashar Al-Assad deixou marcas profundas na população: “A cidade inteira está de luto pelas perdas de seu povo (família e amigos) este ano, por isso as pessoas não têm motivos para comemorar”, disse, lembrando que sua congregação preparará “algo singelo” para que as crianças tenham a data marcada na memória. “Vamos apenas servir uns aos outros e nos concentrar em ficar juntos para orar”, revelou.
O pastor de outra congregação em Aleppo, uma importante cidade no norte da Síria, afirma que a situação é semelhante na sua região: “Nós não celebraremos o Natal como antes. Teremos cultos na igreja e vamos convidar os membros da igreja para vir e trazerem seus amigos. O foco será nas crianças mais do que nunca, porque elas precisam sentir alegria”.
Já em Latakia, numa região um pouco mais afastada, o cenário volta a se repetir: “Não vai ser como nos anos anteriores, vamos celebrar e ter cultos, mas vai ser limitado, teremos uma programação pequena e um tempo de oração”.
A Missão Portas Abertas pede orações pelos cristãos nessas localidades: “Ore por segurança e força aos cristãos da Síria. Que Deus não só os proteja, mas lhes fortaleçam neste Natal. Ore também para que os cristãos tenham ânimo para cultuar durante o Natal e que Jesus os console”.
Por Tiago Chagas,
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Pesquisa: cristãos são os mais perseguidos do mundo; “Cristofobia” pode resultar na extinção da religião no Oriente Médio

Pesquisa: cristãos são os mais perseguidos do mundo; “Cristofobia” pode resultar na extinção da religião no Oriente Médio

O cristianismo estaria perto da extinção no Oriente Médio, devido às perseguições contra os grupos de fiéis nos países dessa região. A afirmação faz parte do relatório de um estudo, divulgado pela Universidade de Oxford.
Segundo o estudo, conduzido pelo jornalista e professor universitário Rupert Shortt, a maior ameaça aos cristãos em países do Oriente Médio vem justamente dos militantes muçulmanos, e que muitas vezes, a mídia não faz a cobertura do assunto por temer ser taxada de racista.
O estudo concluiu ainda que “os cristãos forma o grupo religioso mais perseguido de todo o mundo”, segundo informações do Telegraph. Shortt explica que aproximadamente 200 milhões de cristãos em todo o mundo sofrem com “perseguição, opressão ou prejuízo social devido à sua fé”.
O jornalista menciona ainda que muitos políticos fazem vista grossa para a questão: “Expor e combater o problema, na minha opinião, deveria ser prioridade política em muitos lugares do mundo. Como este não é o caso, a situação nos diz muito sobre uma hierarquia questionável”, afirmou, referindo-se às lideranças políticas nos países onde acontecem perseguições aos cristãos.
Rupert Shortt cita ainda que “a liberdade religiosa é o canal na fonte dos direitos humanos em geral” e que, a “cristofobia”, termo que intitula seu relatório, é o resultado do medo que os governos orientais tem em relação à religião cristã. Shortt afirma que muitos governantes vêem o cristianismo como uma ameaça a seus governos.
A recente divulgação de um documento do governo chinês, que classifica o cristianismo como uma “doença”, reforça a tese do jornalista.
Shortt ressalta que tem medo que o cristianismo seja extinto justamente na região geográfica de sua origem: “Existe agora um sério risco de que o cristianismo vá desaparecer de seus redutos bíblicos”, pontua, lembrando que na maioria dos incidentes envolvendo a religião, “os responsáveis ​​declararam que queriam que todos os cristãos fossem expulsos de seu país”.
Por Tiago Chagas,
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Crescimento do funk no meio gospel estimula criação de cultos e eventos embalados pelo ritmo carioca

Crescimento do funk no meio gospel estimula criação de cultos e eventos embalados pelo ritmo carioca

A difusão do funk no meio gospel, como um estilo de música para embalar letras de adoração ou evangelismo, tem atraído a atenção da mídia e revelado personagens do segmento que ascendem através do ritmo.
Associado aos bailes nos morros e às letras que majoritariamente, falam de sexo e do cotidiano na favela, o funk carioca, ou pancadão – como é conhecido em diversas regiões do Brasil, vem se tornando presente no meio gospel.
A Revista de História publicou matéria com personagens que, quando passam a fazer parte de uma igreja, não abandonam o funk como profissão, mas tornam-se funkeiros gospel.
Entre os exemplos citados pela reportagem, está o Culto dos Funkeiros, mantido pelo Projeto Vida Nova de Irajá, do apóstolo Ezequiel Teixeira. O evento conta com a participação de LC Satrianny, Adriano Gospel Funk, Tonzão, Rodrigo Maneiro, Dj Marcelo Araújo, entre outros.
LC, que significa Levita de Cristo, substituiu MC (Mestre de Cerimnônias) do ex-integrante da equipe Furacão 2000, maior produtora de bailes funk do Rio de Janeiro. “O Espírito Santo trata com cada um de uma maneira. Comigo, foi assim: eu aceitei Jesus após passar por problemas seríssimos de ordem financeira, emocional. Tudo o que eu tinha acabou. Eu só queria ter um trabalho, formar uma família. Mas Ele tinha outros planos para mim, depois de um ano na igreja, veio a oportunidade de voltar a cantar funk”, revela o membro da Igreja Assembleia de Deus Vida Plena, em Bonsucesso.
Segundo Satrianny, o estereótipo é algo que não importa para Deus, e a transformação na vida de quem vai a eventos como o Culto dos Funkeiros é o que deve ser ressaltado: “Muitas vezes os jovens acham que para se converter, têm que ficar de terno. Se for para ficar de terno, vai ficar, mas pode usar um boné, tênis da moda, usa cordãozinho, tudo normal. Porque isso aí é mais para a sociedade ver. Quando Deus olha para nós, não está preocupado com isso. Eu costumo dizer que você pode se modernizar sem se mundanizar”, diz, convicto.
A opinião do funkeiro é partilhada por Marconi Oliveira, líder da Juventude do Projeto Vida Nova de Irajá: “Nossa missão é resgatar vidas que não conhecem Jesus e trazê-las para esse caminho. Porque falamos isso de experiências próprias. Muitos de nós vivíamos nessa condição, de uma falsa felicidade. Curtimos funk, pagode, mas quando a gente chegava em casa, o vazio voltava. E temos a oportunidade de conhecer esse Jesus maravilhoso. Que nos consola, nos dá esperança e a vida acaba melhorando”.
Cartaz de divulgação de uma edição do "Culto dos Funkeiros", realizado pelo Projeto Vida Nova de Irajá
Cartaz de divulgação de uma edição do “Culto dos Funkeiros”, realizado pelo Projeto Vida Nova de Irajá
Eventos como o mencionado acima fazem parte de um mercado que movimenta R$ 12 bilhões, e que deve continuar crescendo, ante o crescimento da população evangélica, registrado pelo IBGE no Censo de 2010.
Por Tiago Chagas, 
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Pesquisadores apontam uso de estratégias de marketing na administração da Igreja da Graça: “Opera exatamente como uma empresa”. Leia na íntegra

Pesquisadores apontam uso de estratégias de marketing na administração da Igreja da Graça: “Opera exatamente como uma empresa”. Leia na íntegra

Um estudo científico produzido para um artigo analisou a prática de estratégias de marketing na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), liderada pelo missionário R. R. Soares.
No estudo, os pesquisadores Ana Paula de Carvalho Martins, Harlyene Bruna Viégas Borges e Weudys Menezes de Moraes constataram que alguns dos principais métodos de marketing usados no mercado, são aplicados na administração da IIGD.
-Aspectos como abordagem de vendas, mix de produtos, marketing digital, segmentação de mercado, propaganda, processos midiáticos, estratégias mercadológicas, conceitos de logística, apreciação visual do ambiente físico e dos produtos, posição demográfico, tudo isso com o intuito de oferecer satisfação às necessidades dos clientes, foram aspectos constatados na igreja pelas observações realizadas e descritas neste artigo – resume o documento.
O artigo usa os termos mercadológicos, como clientes e produtos, para se referir aos fiéis, cultos e campanhas, por exemplo.
Na pesquisa para a produção do artigo, foram usadas referências bibliográficas que trouxeram embasamento para a tese de que, o uso dessas estratégias no que se refere à fé é recente.
-Segundo McCarthy e Perreault (2002) somente a partir de 1970 o marketing começou a ser amplamente reconhecido como um instrumento aplicável a todos os tipos de organizações sem fins lucrativos, públicas ou particulares – hospitais, faculdades, instituições beneficentes, organizações religiosas, grupos comunitários, associações profissionalizantes, movimentos sociais, grupos de autoajuda etc. Consideram ainda que algumas delas operam exatamente como uma empresa, mas diferente destas, as organizações sem fins lucrativos não mensuram o seu resultado final através do “lucro” e sim de medidas de sucesso a logo prazo tomadas para a consecução de seu objetivo, que é satisfazer a necessidade e o desejo de seu público alvo – contextualiza o artigo.
O documento, publicado no site Administradores, sintetiza, em sua introdução, que os métodos de marketing são essenciais para a Igreja da Graça se manter e continuar em busca de crescimento: “Descrevendo a análise dos dados coletados, verificou-se a importância do marketing não apenas nas empresas, mas também em organização como a IIGD, pois esta necessita de sustentabilidade e ordem de crescimento assim como uma empresa. Para isso é necessário desenvolver uma plano de estratégia fundamentado nos objetivos que a organização deseja alcançar, no caso da IIGD, a angariação, fidelização e recepção de novos clientes (fieis)”.
A teologia da prosperidade foi mencionada como um dos principais fatores de impulso para o crescimento da denominação: “Um dos grandes responsáveis por esse crescimento da comunidade evangélica no Brasil é um segmento do protestantismo chamado neopentencostal. Esse Fenômeno surgido a partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça. Para Romeiro (1996, p. 35) essa doutrina ensina que todo crente deve viver com muito dinheiro, morar em mansão, desfilar em carrões, ficar livre de qualquer tipo de enfermidade durante todo o tempo de sua vida. As igrejas desta categoria investem maciçamente em mídia eletrônica”.
Confira abaixo, a íntegra do artigo científico sobre a aplicação de estratégias de marketing na administração da Igreja Internacional da Graça de Deus:
A utilização de princípios e conceitos de marketing é recente em organizações sem fins lucrativos. Segundo McCarthy e Perreault (2002) somente a partir de 1970 o marketing começou a ser amplamente reconhecido como um instrumento aplicável a todos os tipos de organizações sem fins lucrativos, públicas ou particulares – hospitais, faculdades, instituições beneficentes, organizações religiosas, grupos comunitários, associações profissionalizantes, movimentos sociais, grupos de autoajuda etc. Consideram ainda que algumas delas operam exatamente como uma empresa, mas diferente destas, as organizações sem fins lucrativos não mensuram o seu resultado final através do “lucro” e sim de medidas de sucesso a logo prazo tomadas para a consecução de seu objetivo, que é satisfazer a necessidade e o desejo de seu público alvo.
Para Boone e Kurtz (1998), essas organizações têm características intrínsecas, as quais têm forte influência nas suas atividades de marketing. Podemos citar como exemplo de organizações sem fins lucrativos as organizações civis ou não governamentais. Seu objetivo é desempenhar bem o que as organizações com fins lucrativos e entes da administração pública direta e indireta não fazem de forma correta (KOTLER; LEE, 2010).
A taxa de crescimento, a partir de 2000, das igrejas que pregam religião protestante no Brasil é de extrema importância para o estudo e discussão do marketing aplicado a essas organizações. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano de 2000 já se contavam 26.184.942 evangélicos no país e uma taxa de crescimento anual de 7,43%. Esse número cresceu para 42.275.440 milhões em 2010, um crescimento de 61% em 10 anos. Em 2000, eles representavam 15,4% da população, já em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas. A maior concentração está em Rondônia (33,8%), e a menor no Piauí (9,7%). Em contrapartida, religiões tradicionais como o catolicismo vêm perdendo adeptos. A redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, mantendo-se mais elevada no Nordeste (de 79,9% para 72,2% entre 2000 e 2010) e no Sul (de 77,4% para 70,1%). A maior redução ocorreu no Norte, de 71,3% para 60,6%, ao passo que os evangélicos, nessa região, aumentaram sua representatividade de 19,8% para 28,5%. Ainda assim, O número de evangélicos, no total de religiosos, só perde para o catolicismo que contam com 123.280.172 milhões da população brasileira, correspondendo a 64,63% do total, e fica à frente dos “sem religião” que tem 15.335.510 milhões.
Um dos grandes responsáveis por esse crescimento da comunidade evangélica no Brasil é um segmento do protestantismo chamado neopentencostal. Esse Fenômeno surgido a partir dos anos 1970, que se difere do pentecostalismo tradicional especialmente por estimular o fiel a buscar a prosperidade em lugar da graça. Para Romeiro (1996, p. 35) essa doutrina ensina que todo crente deve viver com muito dinheiro, morar em mansão, desfilar em carrões, ficar livre de qualquer tipo de enfermidade durante todo o tempo de sua vida. As igrejas desta categoria investem maciçamente em mídia eletrônica:
“Em sua corrida por espaços cada vez maiores na mídia eletrônica, as igrejas pentecostais e neopentecostais estão dando a interpretação mais radical à famosa frase de Marshall McLuhan, na esteira do sucesso mundial de seu livro, A Galáxia Gutenberg: o meio é a mensagem. Pelo menos no Brasil e nas ramificações que estão montando no exterior, essas igrejas não têm sua identidade na Bíblia. Pautadas pelas estratégias de marketing, elas antes oferecem produtos – diversificados conforme os diversos públicos salvos – do que anunciam a fé. Sendo-lhes, portanto, de mais-valia bandas de rock, de funk e de heavy metal, gravadoras, produtoras de vídeo e sobretudo estações de rádio e geradoras de TV, do que a Bíblia levada nas mãos pelos fiéis do protestantismo clássico para a participação nos cultos e escolas dominicais”. (Um Negócio Altamente Rendoso – O Estado de S. Paulo – 21.01.1999)
A Igreja Internacional da Graça de Deus conta 1983 igrejas espalhadas pelo território nacional e 33 igrejas distribuídas em países como África do Sul, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal e Uruguai. É uma das igrejas neopentecostais que mais crescem em visibilidade no Brasil. Para ter uma ideia, se gasta pelo menos 2,6 milhões de reais mensais para veicular programas na mídia eletrônica com a presença do seu fundador, Romildo Ribeiro Soares, conhecido como missionário R. R. Soares. Através desses processos midiáticos divulgam a sua base religiosa que são alicerçados na saúde e prosperidade.
2 TEMÁTICA E SUA JUSTIFICATIVA
Neste trabalho, cujo tema é Marketing em instituições sem fins lucrativos: um estudo sobre o marketing utilizado na Igreja Internacional da Graça de Deus, tem-se por objetivo analisar conceitos e princípios do marketing aplicado às estratégias da IIGD, discernindo o conceito de marketing religioso para essa utilização. Com o grande crescimento desta igreja nos últimos anos fica evidente a utilização de algumas estratégias para alcançar um número de fieis cada vez maior, pois seria impossível manter um crescimento ordenado durante tanto tempo, no entanto é necessário um processo de pesquisa para averiguação do uso da ciência do marketing com a finalidade de conquistar e fidelizar clientes nesta.
Vale resaltar a escassez da produção acadêmica voltada para essa questão, visto que a literatura do marketing brasileira gasta poucos esforços para entender a utilização de marketing em instituições religiosas, não dando atenção aos processos empresariais que essas desempenham na sociedade.
3 METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada na cidade de São Luis – MA, durante o período de vinte de outubro a quatro de novembro de 2012. Além das fontes externas foram feitas entrevistas em duas unidades da Igreja Internacional da Graça de Deus: a sede, localizada na Av. Guaxenduba, nº 27, Centro e uma localizada na Avenida 203, S/N, Cidade Operária. Nestas unidades foram entrevistados vinte e oito fieis, três pastores e quatro obreiros (nome dado ao cargo de quem faz a obra de Deus dentro da igreja).
Para a análise dos dados e sua interpretação a abordagem utilizada foi a qualitativa, visto que o objetivo é identificar se a organização pesquisada faz ou não uso da ciência do marketing para atrair e reter fiéis.
Quanto ao tipo de pesquisa, o método utilizado foi a descritiva, de observação de fenômenos e da posterior descrição deles, comparando-os às teorias e analisando pontos fortes e fracos. Utilizaram-se questionários e entrevistas. As fontes aproveitadas para explicação deste trabalho foram pesquisas bibliográficas aprofundadas e concisas, com base em diversas publicações, desde livros, monografias, teses, pesquisas etc., disponíveis em bibliotecas e na internet, com o intuito de embasar teoricamente cada informação.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 Fundamentação teórica
De acordo com Kotler e Armstrong (2007) o marketing é o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca, no entanto, esse conceito foi colocado com base em organizações empresariais, que visam lucro e tem o cliente como potencial financiador de suas atividades.
Para distinguir o marketing de maneira generalizada o autor resalta que marketing é o processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros (KOTLER; ARMSTRONG 2007, p. 4). Esse conceito pode ser aplicado às organizações sem fins lucrativos, pois é através da troca de valores que esta desenvolve seu crescimento, sua necessidade, e oferecem recompensas no ambiente que está inserida, sejam elas de cunho material ou espiritual. Nessas organizações o marketing pode ser comparado ao processo eleitoral de um cargo chefe. Estas devem satisfazer as necessidades dos seus “clientes”, ou eles não continuarão a votar com seu dinheiro para a sobrevivência e o sucesso da organização.
Para entender o processo do marketing aplicado a sociedade, Philip Kotler (BAKER, 2005) ressalta que da mesma maneira que o marketing é utilizado para o estimulo das necessidades e desejos ao ponto de convencer as pessoas a comprar, ele pode ser aplicado para incentivar a comportar-se de maneira que trouxesse benefícios para a sociedade, como ajudar a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, resolvendo problemas relacionados a saúde pública, segurança, meio ambiente, espiritualidade etc. O marketing social não visa apenas o cidadão individual, mas também os responsáveis pelas políticas e grupos de interesse.
O marketing religioso é um campo do marketing social que pode ser conceituado como as estratégias mercadológicas de satisfação de necessidades e troca de valores dentro de organizações religiosas para angariar, reter e fidelizar pessoas que anseiam pelo equilíbrio espiritual. O marketing religioso é usado para divulgação de determinados produtos, conversão de membros para a igreja ou outras aplicações, utilizando variados meios de comunicação, tais como, mídia falada e escrita, praças públicas, templos e etc., tendo seus representantes como um instrumento eficaz no competitivo mercado religioso.
Segundo Patriota (2007) o ser humano, por estar insatisfeito com a sua forma de viver, busca ansiosamente por melhoria individual e procura algo que venha aprimorar ou solucionar seu estado atual. Pois, atualmente, o mundo é levado pela tecnologia e tem uma visão lógica e científica das coisas, dessa forma, o homem não consegue encontrar respostas e busca de alguma maneira suprir seu vazio interior, no caso, na religião. O consumidor, além de buscar a satisfação de suas necessidades, precisa, também, sentir-se especial. Essa exigência do consumidor tem feito com que as religiões se evoluam e busquem estratégias que supram a satisfação desse tipo de cliente que busca por “algo novo”. A autora resalta:
[...]Em um mundo capitalista, só os bons e capacitados estrategistas sobrevivem. Pautado em estratégias e argumentações, é que o discurso religioso na mídia tem impactado tanto uma população de potenciais consumidores da fé. Não é só a fé que está na “prateleira de vendas”, ela de fato, é um dos principais produtos das Igrejas “mercadológicas”, inclusive da Católica, mas é com as promessas de Salvação, de Prosperidade Terrena e de Vida Eterna, que o negócio religioso consegue decolar. A doutrina, os ensinos, as orientações, são itens apresentados apenas como meios práticos e concretos para se “adquirir” os produtos oferecidos. Produtos estes, que como a “prosperidade”, só tornam-se palpáveis na vida do fiel, quando literalmente ele “paga”[...]. (PATRIOTA 2010, p. 9).
Os fieis, assim como os consumidores, procuram satisfazer suas necessidades (fé) da melhor forma possível, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente, logo essas necessidades são sanadas por uma oferta de mercado que Kotler e Armstrong (2007) definem como uma combinação de produtos, serviços, informações ou experiências, oferecida a um público alvo para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
Com esse enfoque faz se necessário analisar o microambiente do marketing religioso, principalmente a vertente dos concorrentes, pois com a saturação, o mercado oferece um leque aprimorado de opções de doutrinas e denominações. Para obter sucesso, algumas igrejas oferecem mais valor e satisfação para os fieis do que os demais. Estratégias como um ambiente climatizado, recursos audiovisuais, comodidade, interação, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e até mesmo possibilidade de ascensão nos cargos dentro da igreja são oferecidos como diferenciais pelas denominações neopentecostais, em frente à igreja católica, por exemplo. Para a divulgação dessas estratégias uma das ferramentas mais usadas por essas instituições são depoimentos de fiéis, meios de comunicação como o rádio e televisão, revistas e jornais da organização, livros, músicas.
4.2 História da Igreja Internacional da Graça de Deus
Nascido em 06/12/1948 em uma pequena cidade no interior do Espírito Santo chamada Muniz de Freire, Romildo Ribeiro Soares (R. R. Soares) teve o seu primeiro contato com a mídia televisa ainda criança quando viu em uma vitrine de loja uma televisão e juntamente com ela uma multidão de pessoas completamente fascinada pelo que via através daquele objeto. Em relato próprio, o Missionário conta que naquele momento pediu ao Senhor em oração que lhe desse as oportunidades que ele usaria aquela nova invenção como meio de propagar a palavra e o Amor de Deus.
O missionário chega ao Rio de Janeiro em 1964, quatro anos após sua vinda começa sua verdadeira preparação espiritual onde o mesmo diz que recebeu o chamado de Deus, em 1968 foi para a igreja Nova Vida liderada pelo bispo Robert Maclister, casando-se com Magdalena e permaneceu até 1975. E é neste âmbito que conhece o seu cunhado Edir Macedo que se tornou seu assistente ao abrir a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a realização do seu sonho de criança começa em 1977 quando ele inicia as suas obras de pregação em meio televiso na extinta TV Tupi.
Em 1978 após de divergências na forma de conduzir a IURD resolve deixar a igreja com Macedo, havendo então a cisão e, em 1980, iniciou a primeira Igreja Internacional da Graça de Deus no município de Duque de Caxias, RJ, na rua Dr. Lauro Neiva 32 e assim foi se expandindo pelo Rio de Janeiro.
Hoje a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) é vista como uma das igrejas midiáticas com maior visibilidade no campo nacional, divulgando assim a doutrina neopentecostal, baseada na “teologia da saúde e da prosperidade”, sendo bastante utilizada por outras igrejas da mesma segmentação.
5 PESQUISA E RESULTADO DAS OBSERVAÇÕES
Buscou-se analisar se a organização religiosa pode ou não fazer uso da ciência do marketing para a captação e retenção de fiéis. Para isso realizou-se primeiramente entrevistas composta por seis questões, abordando os seguintes aspectos: verificar se os componentes da igreja possuem conhecimento científico sobre o marketing que realizam dentro da igreja; identificar quais são as estratégias que utilizam para garantir a sustentabilidade da IIGD; identificar se a organização adota ações formais para captação e retenção de fiéis; verificar quem são os responsáveis pelas ações formais de captação da organização; existem dificuldades para a captação de novos fiéis e se existe um período estabelecido para o cumprimento de objetivos e metas; bem como, conhecer quais são as ações mais importantes em uma estratégia de captação de novos fiéis.
No momento inicial, os visitantes são abordados por integrantes da igreja antes mesmo de adentrarem ao templo, baseando-se em uma abordagem padrão pra quebrar o gelo com um provável cliente, o contato inicial é feito por um grupo de jovens se utilizando de citações bíblicas e aproveitando pra dar informações sobre a Igreja mais especificamente sobre o grupo a qual fazem parte, com isso a conversa flui normalmente e o mais importante, o grupo mantém o foco e o direciona as informações e as atitudes a serem tomadas pra convencer o cliente em potencial a tornar-se adepto. A igreja utiliza um comitê de evangelização para atrair novos fieis, introduzindo um conceito de venda pessoal da fé. Para Kotler e Armstrong (2007) a venda pessoal envolve uma comunicação pessoal, bilateral, entre o vendedor e os clientes individuais. O vendedor pode sondar os clientes para conhecer melhor seus problemas e então adaptar a oferta de marketing e a apresentação para que se ajustem as necessidades especiais de cada cliente. Resalta que a visão atual dos vendedores devem se preocupar com mais do que simplesmente realizar vendas – eles devem trabalhar com outras pessoas na empresa para produzir valor para o cliente e lucros para a organização.
O plano estratégico traçado pela IIGD, organizando seus cultos através de campanhas diárias, amplia a determinação do público-alvo, pois oferece várias temáticas, obtendo assim uma maior probabilidade de conquistar um novo consumidor de acordo com sua necessidade. Essas reuniões estão divididas em temas como família, causas impossíveis, reunião sentimental, prosperidade, reunião das mulheres, a busca pelo espírito santo e movimento jovem, atingindo assim todas as faixas etárias. Segundo McCarthy e Perreault (2002) o plano estratégico é traçado a partir das várias variáveis e caminhos combinados para a satisfação do cliente. Essa divisão resalta a segmentação de mercado utilizada por esta instituição, que para Kotler e Armstrong (2007),
“[...] o mercado é constituído de clientes, que diferem um dos outros de uma ou mais maneiras. Eles podem diferir em seus desejos, recursos, localizações e atitudes e práticas da compra. Por meio da segmentação de mercado, os profissionais de marketing devem dividir mercados grandes e heterogêneos em segmentos menores, que possam ser alcançados de maneira mais eficiente e efetiva com produtos e serviços que correspondem a suas necessidades específicas. [...]”
Na entrada da igreja encontra-se um imenso e impactante logotipo chamado “O alvo”, onde contêm quatro círculos em continuidade menores. No sentido de fora pra dentro, a maior linha é composta por palavras como restauração familiar, empreendimentos, bens necessários e dívidas pagas. Na segunda linha está transformação, prosperidade, casa própria, libertação. Na terceira linha estão realização sentimental e saúde. Na quarta linha está cura física e emocional. De acordo com Kotler e Armstrong (2007) deve-se adotar na criação de um logotipo algo visualmente concreto e de fácil entendimento, tendo como objetivo reforçar o projeto no mercado, fidelizar os clientes, atrair novos consumidores do produto além de criar um vinculo emocional com o público. Tendo em vista esses conceitos podemos ressaltar que com “O Alvo” a igreja atingiu veemente todos os temas propostos a fim de impactar e envolver o cliente com as missões espirituais propostas pela organização.
A sede é localizada em um ponto bastante estratégico, o que facilita a locomoção dos fiéis vindos de vários pontos da cidade. Segundo Boone e Kurtz (1998), para se tomar decisão referente à localização da organização é imprescindível que se conheça bem a região e o perfil dos clientes que ali residem. Na parte da frente da Igreja encontra-se uma placa com o nome e o logotipo desta. A estrutura física além do templo consiste em estacionamento interno e externo, salas para reuniões, sala de confraternização, espaço exclusivo para as crianças com salas de aula e banheiros.
Um diferencial na Igreja é a estratégias adotadas no atendimento ao cliente. Há sempre uma recepcionista disposta a tirar todas às duvidas sobre produtos e serviços disponibilizado pela organização, assim como horário de cultos e eventos. Essa qualidade de atendimento inclui uma variedade de atributos, tais como o uso eficaz de recursos, o acesso à tecnologia apropriada para suprir as necessidades e satisfação dos fieis. Para isso a igreja disponibiliza quatro telões em vários pontos do templo, ambiente climatizado e sistema de Iluminação e som de alto padrão e modernização.
Para prestar um atendimento de qualidade um dos mais visíveis e imprescindíveis é a estrutura física da organização, pois esta é considerada o cartão de visita da empresa, bem como um diferencial. A respeito da estrutura física Ribeiro (2010), ressalta a importância da estrutura e ambiente para a comodidade do cliente, sendo assim qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação.
Próximo à finalização do culto existe o momento das contribuições que pode ser dividido em quatro etapas: Oferta do dia; Dízimo; Contribuição para ação ministerial; venda interna de produtos da igreja. Os três primeiros momentos não serão relacionados ao marketing por envolverem processos puramente religiosos, com embasamento na bíblia, mas serão descritos e explanados de acordo com a sucessão de acontecimentos. No instante da oferta do dia é realizado o apelo pelo pastor da igreja destinado aos fieis e visitantes para colaborarem com a obra de Deus com qualquer quantia, que “sentir no coração”. O dizimo é a contribuição obrigatória que todos os fieis devem pagar como retribuição do valor recebido no mês. Vale ressaltar que esse valor é depositado em envelopes contendo a logomarca da instituição, fazendo uma alusão a padronização do marketing. O valor percentual é 10% de todos os rendimentos. A contribuição para a ação ministerial envolve esforços financeiros para colaborar com algum tipo de missão proposta pelos pastores como a impressão de maior quantidade de jornais. A venda interna de produtos, que são definidos por Kotler e Armstrong (2007), como,
“[...] algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade. Produtos incluem mais do que apenas bens tangíveis. Definidos amplamente incluem objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas essas entidades. [...]”
da igreja é um dos momentos de contribuição que envolve vários conceitos de marketing. Existe uma estrutura da força de vendas por cliente, que segundo Kotler e Armstrong (2007) a organização prepara as forças de vendas de acordo com a linha de clientes. O tamanho dessa força de vendas interna é grande para o público que assiste ao culto, gerando uma venda em equipe. Como o autor relata, a igreja define qual a melhor maneira de armazenar, manusear e transportar seus produtos para que estejam disponíveis aos consumidores nos sortimentos certos, na hora certa e no lugar certo. Ainda segundo Kotler e Armstrong (2007) a efetividade da distribuição física e da logística tem grande impacto tanto sobre a satisfação do cliente quanto sobre os custos da empresa. Na hora da venda, esses produtos são oferecidos por várias linhas paralelas de obreiros e pastores ao redor dos fieis e visitantes da igreja enquanto o pastor principal fornece o conceito – versão detalhada da ideia expressa em termos que façam sentido para o consumidor (KOTLER; ARMSTRONG 2007, p. 235) – desses produtos. Quando os produtos ofertados são CDs ou DVDs, há ainda uma maior interação através de recursos audiovisuais que dão um pequeno aperitivo do tipo de produto que o cliente poderá comprar. As formas de pagamento é outro atrativo da IIGD, o cliente pode pagar a vista ou parcelado, pois há obreiros que circulam pela igreja com uma máquina de débito/credito online, caso o fiel não possua dinheiro em espécie no momento da compra.
Esses produtos são estabelecidos de acordo com as estratégias de desenvolvimentos de produtos postos pelo marketing, por departamentos de pesquisa e desenvolvimento inseridos em empresas da igreja como a Graça editora, que faz a edição de livros de autores internos, e a Graça Music, uma gravadora musical de artistas internos. Para Kotler e Armstrong (2007) essa geração de novos produtos é iniciada pelo o processo de geração de ideias ou brainstorming – busca sistemática de ideias que podem ser utilizadas – seguida pela seleção de ideias, desenvolvimento e teste do conceito, desenvolvimento da estratégia do marketing , análise do negócio , desenvolvimento do produto, teste de marketing até chegar na comercialização para o consumidor final. Na IIGD as fontes para geração de ideias de novos produtos são estritamente internas, pois além de servir como incentivo aos fieis, funcionando como um programa de desenvolvimento de talentos, o público alvo é praticamente interno. Esses produtos são os mais variáveis possíveis, há CDs, DVDs, livros, revistas, jornais, bíblias, jogos, cursos profissionais, cursos superiores, rádio, transmissores de televisão UHF e VHF e TV a cabo.
O Branding, conceituado por Kotler e Armstrong (2007), como a capacidade de criar e gerenciar marcas, é utilizado pela igreja. Segundo o autor, marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço, é uma característica utilizada em todos os produtos da IIGD. Seu logotipo, expresso em todos os produtos, é um mapa mundial, fazendo referência ao nome de Igreja Internacional, com uma cruz surgindo no Brasil e expandido para o mundo, alusão ao surgimento no Brasil e a política de expansão internacional, cercado abaixo por oliveiras para representar a cristandade. Outros atributos como rotulagem, embalagem e até mesmo serviços de apoio e assistência ao produto, como o SAC, também fazem parte do processo mercadológico da organização.
Além do momento de venda no culto, os produtos podem ser comprados em uma loja localizada no interior da igreja. Todas as linhas de produtos são ofertadas nesta loja.
Para a propaganda de seus produtos, cultos, eventos e reuniões a igreja dispõe de um canal, chamado RIT, que é transmitido em rede aberta de televisão no canal 20, onde a programação é totalmente voltada para o público da igreja. Tratando-se de processos midiáticos, o missionário R. R. Soares é o segundo pastor com maior número de horas de transmissão em rede aberta de televisão brasileira, perdendo apenas para o pastor Valdemiro Santiago . Possui também um horário comprado na rede Bandeirantes, onde apresenta o Show da Fé, uma espécie de programa que mostra artistas da igreja junto a pregações e louvores, em igrejas próprias ou em caravanas ao ar livre reunindo milhares de fieis. A propaganda tem o intuito de informar e persuadir pessoas. De acordo com Kotler e Armstrong (2007) a televisão possui boa cobertura de mercado de massa, baixo custo por exposição, combina imagem, som e movimento apelando para os sentidos, no entanto, não apresenta seletividade de público, alto custo absoluto, e um nível de saturação muito alto. Além do canal, a igreja possui uma rede de televisão digital por assinatura, onde todos os canais tem cunho religioso e oferece uma programação com vasto conteúdo neopentencostal, uma rádio nacional e um conglomerado de sites, tudo com o objetivo de angariar e fidelizar o maior número de fieis e vender a maior quantidade de produtos.
A comunicação utilizada pela IIGD tem base no preceito da gestão do relacionamento com os clientes ao longo do tempo. Este tipo de comunicação adota o conceito definido por Kotler e Armstrong (2007) de comunicação integrada de marketing, segundo o qual a empresa integra e coordena cuidadosamente seus diversos canais de comunicação para transmitir uma mensagem clara , consistente e atraente sobre a organização e suas marcas, isso favorece que a mensagem da igreja seja entendida por um público grande, fazendo da comunicação midiática a maior divulgadora de ações da IIGD.
O marketing de mala direta conceituado por Kotler e Armstrong (2007) como ato de enviar uma oferta, anúncio, lembrete ou outro item a uma pessoa em determinado endereço usando listas de e-mail altamente seletivas é utilizado pela IIGD para oferecer os produtos que estão à venda online. Essa ferramenta é bastante adequada para a comunicação direta (one-to-one), pois permite seletividade de mercado alvo, podendo até mesmo ser personalizada, com nomes individuais, por exemplo, e possibilita mensurar os resultados facilmente.
A escolha para abertura de uma nova igreja é estudada demograficamente. Essa distribuição ocorre nos bairros mais populosos das cidades, bairros de periferia, como no caso de São Luís que existe igrejas distribuídas entre os bairros Vila Embratel, João de deus, São Raimundo, Tirirical, Parque Universitário, Cohab, Cidade Operária e Anjo da Guarda, e uma sede localizada no centro da cidade.
Outro campo do marketing para a divulgação de produtos, data e horário das reuniões, endereços, e assuntos relacionados ao cotidiano da IIGD é um marketing digital. Neste cenário percebe-se um investimento maciço. A rede digital da igreja possui quatorze sites, redes sociais como facebook, twitter e blogs, que dão aparato de investimento voltado para essa área. O domínio de marketing online utilizado é o B2C – Business to consumer – que para Kotler e Armstrong (2007) é a venda online de produtos e serviços aos consumidores finais. Com a globalização da internet, gerada por avanços tecnológicos e políticas de incentivo a inclusão digital, esse mercado torna-se cada vez maior, com grande variedade de clientes e um nicho totalmente segmentado, por isso, a IIGD oferece várias linhas de produtos de acordo com o público alvo de seus sites.
O mais acessado é o ongrace.com, pois este funciona como plataforma central que oferece as informações sobre a agenda do missionário e da caravana Show da Fé, doações, história da igreja e seus respectivos endereços, cursos, mensagens, pedidos de orações, reflexões , alguns links multimídias que disponibilizam vídeos, galeria de fotos e um canal de TV online. Além de todos esses recursos interativos oferece hiperlinks para os sites da Caravana Show da Fé, Agrade, Turminha da graça, Canal CJC, Faculdade do Povo, Graça Editorial, Graça Filmes, Graça Music, Jornal Show da Fé, Nossa Rádio, Nossa TV, RIT TV, USEM e Superior Technologies in Broadcasting.
Esse investimento faz-se necessário, pois com o crescimento deste mercado, os consumidores estão cada vez mais informados e buscando os produtos de acordo com suas necessidades, mas vale resaltar que mesmo oferecendo acessibilidade, um conteúdo vasto e portfólio rico em produtos, online, o corpo de fieis da igreja ainda utilizam a própria igreja como o maior meio de comunicação das atividades e produtos da IIGD, como mostra o gráfico a seguir:
Gráfico 01 – Distribuição de obtenção de informações e produtos e seus meios.
Pesquisa realizada em 04/11/2012
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com a pesquisa realizada, observou-se que a proposta inicial da temática foi cabível ao ambiente de pesquisa, pois a intenção era verificar os princípios e conceitos do marketing aplicados a instituição sem fins lucrativos Igreja internacional da Graça de Deus. Descrevendo a análise dos dados coletados, verificou-se a importância do marketing não apenas nas empresas, mas também em organização como a IIGD, pois esta necessita de sustentabilidade e ordem de crescimento assim como uma empresa. Para isso é necessário desenvolver uma plano de estratégia fundamentado nos objetivos que a organização deseja alcançar, no caso da IIGD, a angariação, fidelização e recepção de novos clientes (fieis).
Aspectos como abordagem de vendas, mix de produtos, marketing digital, segmentação de mercado, propaganda, processos midiáticos, estratégias mercadológicas, conceitos de logística, apreciação visual do ambiente físico e dos produtos, posição demográfico, tudo isso com o intuito de oferecer satisfação às necessidades dos clientes, foram aspectos constatados na igreja pelas observações realizadas e descritas neste artigo.
Finalizando, vale resaltar que em frente a globalização faz-se necessário um processo de desenvolvimento de um trabalho voltado para o marketing de toda e qualquer tipo de organização, visto que, com o advento do capitalismo, somente estarão fazendo parte do processo, as instituições que oferecerem de alguma forma a troca de valores com seus clientes, e essa troca, com a saturação, tornou-se necessário oferecer além da simples satisfação de necessidades e desejos.
7 REFERÊNCIAS
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LTC, 1998
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KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip; LEE, Nancy R. Marketing contra a pobreza: as ferramentas da mudança social para formuladores de políticas, empreendedores, ongs, empresas e governos. Porto Alegre: Artemed, 2010.
NÚMERO de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2012.
PATRIOTA, Carla Regina Macena. Fé na prateleira de vendas: a sedução do marketing religioso. 2007. 15 f. Artigo (Doutoranda em Sociologia e Mestre em Comunicação) Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2012.
PERREAULT, D. William; MCCARTHY, E. Jerome. Princípios de marketing. 13. ed. Rio de janeiro: LTC, 2002.
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ROMEIRO, Paulo. (1996), Evangélicos em crise. São Paulo, Mundo Cristão.

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