quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Saída do Papa Bento XVI pode gerar diversas mudanças na Igreja Católica, dizem especialistas

Saída do Papa Bento XVI pode gerar diversas mudanças na Igreja Católica, dizem especialistas A renúncia de Bento XVI ao pontificado pode promover mudanças na postura da Igreja Católica em relação à sociedade, dizem especialistas.

Essas mudanças poderiam inclusive afetar a forma como a própria igreja enxerga seu papel como instituição, e sua relação com as demais religiões do mundo.
“Seria o momento de a igreja repensar e colocar na linha de frente um colégio de cardeais que possa pensar em levar adiante o processo de diálogo, que caminha mais para o pluralismo religioso do que para o conservadorismo”, diz o professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rafael Rodrigues da Silva, especialista em Ciências da Religião.
Silva acredita que a decisão de Bento XVI não foi tomada do “dia para a noite”, e reforça a ideia de que a renúncia do Papa teve contornos políticos internos da igreja: “Você tem um grande conjunto de grupos, movimentos e disputas internas de poder. E, além da força dos grupos conservadores e moderados, há os casos de pedofilia. E a grande dificuldade de responder, como grande líder, a isso tudo pode estar na raiz do próprio exercício de poder de Bento XVI”, afirmou o professor, em entrevista ao Uol.
O escritor e jornalista Juan Arias, que foi correspondente do jornal El Pais no Vaticano por 14 anos, afirma que a renúncia de Bento XVI pode ter sido uma reação a uma conspiração: “Parece que esses escândalos relacionados ao mordomo (Paolo Gabriele, mordomo de Bento XVI que foi julgado e condenado pela acusação de vazar documentos confidenciais do Vaticano) estariam relacionados à conspiração de um grupo dentro da Cúria Romana, preparando já um sucessor. Eles querem a volta de um papa italiano. Pode ser que ele quisesse desmascarar isso”, teoriza Arias, em entrevista ao Estadão.
Juan Arias afirma ainda que Bento XVI foi “o papa mais conservador destes últimos tempos. Foi um grande inquisidor, acabou com a Teologia da Libertação e – justo ele – faz o gesto mais progressista da história da Igreja. Em primeiro lugar, ele é um grande político. Tão político que fez tudo no conclave anterior para ser eleito”, disse, mencionando a renúncia como uma postura de evolução da Igreja Católica.
A renúncia em si, para Juan Arias, é um fato “histórico” e “novo”, e pode revolucionar a forma como a Igreja Católica elegerá o próximo pontífice: “Em primeiro lugar, cai o tabu de que o Papa tem de ser papa até o fim. Na sucessão, seguramente haverá muita influência de Bento XVI. Será a primeira vez na história que se vai nomear um papa com outro ainda vivo. Que influência ele terá no conclave? Não temos como saber, porque é inédito”.
Para o professor Rafael Rodrigues da Silva, independente das questões políticas, esse seria o momento de a Igreja Católica rever os conceitos e retomar mudanças propostas nos anos 1960: “Neste momento, seria o ideal que o novo pontificado busque retomar aquilo que foi o princípio do Concílio Vaticano 2º, uma nova discussão sobre a colegialidade (…). No Concílio, o ponto de partida da igreja era o povo para chegar aos próprios representantes, você tem um novo jeito de ver a igreja”.
Fique bem informdo....

Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

Jornal angolano critica silêncio da Igreja Universal sobre tragédia no evento O Dia do Fim

Jornal angolano critica silêncio da Igreja Universal sobre tragédia no evento O Dia do Fim 
A tragédia angolana em que dezesseis pessoas foram mortas na virada de ano durante um evento chamado O Dia do Fim, organizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, continua causando repercussão.
Como resultado das investigações sobre as causas das mortes, chegou-se à conclusão da superlotação do estádio em Luanda, onde o evento era realizado e a tomada de uma medida governamental que determinou a suspensão das atividades da denominação no país e o fechamento dos templos (foto), junto com outras igrejas neopentecostais.
Porém, o jornal O País, um dos maiores veículos de comunicação de Angola, critica a denominação pelo silêncio adotado pela Igreja Universal do Reino de Deus a respeito da tragédia.
“Apesar de ter sido um fato amplamente veiculado em todo o mundo, a tragédia de Luanda não foi noticiada pelos canais de informação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), tendo esta congregação religiosa passado ao largo do problema. No site ‘iurdangola.net’ a tragédia, também conhecida como ‘O Dia do Fim’, evento que esta igreja realizou a 31 de Dezembro de 2012, não faz nenhuma menção, numa clara falta de respeito pelas pessoas que morreram no infausto acontecimento, pelos sobreviventes e suas famílias. E o assunto é tratado como fato que não aconteceu”, critica o jornal, em matéria publicada em seu site.
O jornal destaca ainda que mesmo com todo o rebuliço em torno das mortes em Luanda, a Universal repercutiu em seu site voltado aos fiéis angolanos, o depoimento de dois pais que perderam uma filha na tragédia da boate em Santa Maria, Rio Grande do Sul, aqui no Brasil.
No site Arca Universal, a denominação reforça que em Angola, “mesmo diante do fechamento da Igreja pelas autoridades locais, o povo permanece clamando nas portas dos templos”.
A matéria ignora os motivos que levaram o governo angolano a suspender as atividades da denominação e ressalta apenas, o trabalho que a igreja realiza no país.
“Há muitos anos a Universal vem trabalhando de forma incessante em favor do povo angolano, vítima de inúmeras mazelas sociais e conflitos civis. A igreja tem sido o refúgio para pessoas de todas as classes sociais do país. Infelizmente, esse trabalho se encontra impossibilitado de ser feito dentro dos templos, que receberam a ordem do governo de fechar suas portas. Por conta disso, muitos que encontraram socorro na Universal da Angola estão chorando na frente das igrejas, por serem impedidos de professar sua fé em um culto, como de costume”, frisa o texto no site da Universal.
O jornal O País ainda destaca que no site, as ligações com temas da Universal em Angola não estão funcionando: “Alguns links com referência a Angola não estão a abrir, o que leva a crer que estes fatos estejam relacionados com os acontecimentos verificados em Luanda e que ditaram a suspensão da IURD”.
Fique bem informdo....

Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

“Carnaval é coisa de Deus”, diz Claudia Leitte, ao repreender foliões durante confusão


“Carnaval é coisa de Deus”, diz Claudia Leitte, ao repreender foliões durante confusãoO carnaval é visto por evangélicos em geral como uma festa em que tudo que se opõe à mensagem do Evangelho é posto em prática pelos foliões, e que nada que faça bem ao espírito pode sair dela.

Entretanto, há quem discorde dessa máxima pregada em diversas igrejas Brasil afora. A cantora Simony, ex integrante do grupo musical infantil Balão Mágico, evangélica e membro da Igreja Renascer em Cristo, acredita que a realidade é diferente: “Muita gente diz que não pode, que é uma festa da carne, mas estou aqui com a maior boa vontade. Não estou fazendo mal a ninguém e não ligo para o que falam de mim. O que importa é que tenho muita intimidade com Deus”, justificou-se.
Segundo ela, o carnaval em Salvador é atraente: “Isso aqui é encantador, lindo, maravilhoso, é tudo feito com muito cuidado. Ano que vem quero trazer as crianças”. Simony explicou ainda que foi à festa por um convite do atual namorado: “[Ele] é mais novo e curte todas essas coisas. Ele me convenceu a vir e resolvi me jogar”, declarou ao portal Terra.
Mais além foi a cantora Claudia Leitte, que durante sua apresentação num trio elétrico nas ruas da capital baiana, declarou que o carnaval seria uma festa divina.
Ao repreender foliões que se envolveram numa confusão, a cantora afirmou que o carnaval “é coisa de Deus” e que as pessoas precisavam se comportar: “O que é isso? Tenham consciência! Carnaval é na paz! Não quero cordeiro do meu bloco fazendo esse tipo de coisa! Não venham fazer bagunça na casa de meu pai! Carnaval é coisa de Deus! Isso é um absurdo! Quero atendimento médico aqui ao lado do trio para esse rapaz! Eu sei quem foi. Não vou esquecer o rosto de quem fez essa covardia. Vamos brincar na paz”, disse a artista, segundo o G1.
Num clima de menos polêmica, o cantor Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, afirmou numa entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, que quando foi surpreendido por um câncer, em 2008, acreditou que não veria a filha nascer, mas que superar a doença foi um presente divino: “Eu não tenho mais nada a pedir a Deus. Tudo o que Deus podia me dar, ele já deu”.
Fique bem informdo....

Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

Trios elétricos gospel com cantores evangélicos agitam o carnaval no Brasil

Trios elétricos gospel com cantores evangélicos agitam o carnaval no Brasil Tradicionalmente, igrejas evangélicas promovem encontros, retiros ou acampamentos durante o carnaval, como forma de oferecer uma alternativa às festas seculares aos fiéis. No entanto, algumas denominações tomaram uma iniciativa diferente, e promoveram festas com cantores de música gospel.

“Apesar desta data tradicional ter objetivo de festa e alegria, as estatísticas mostram todos os anos índices altíssimos de acidentes nas estradas, homicídios, uso de drogas, brigas e todo tipo de acontecimentos indesejáveis, que não escolhem lugar, hora ou classe social. O objetivo do festival é ir na contramão destes episódios vinculados ao Carnaval, focando na alegria do encontro com a música, com amigos e principalmente com Deus”, explica Matheus Góis, diretor-geral do Kyrios Festival, realizado em Londrina.
Segundo O Diário, o evento contou com a presença de artistas renomados no meio gospel, como Leonardo Gonçalves, Rebeca Nemer, Kleber Lucas, André e Felipe, Discopraise e Nívea Soares. “O festival atende a uma demanda de jovens cristãos e não-cristãos. Esse público entende que a verdadeira música tem um poder de comunicação direto com Deus”, diz Góis, ressaltando que a iniciativa contou com um trio elétrico que percorreu as ruas da cidade.
Já em Salvador, um grupo de aproximadamente 800 pessoas participaram da “Celebração da Unidade – Espiritual 2013”, um desfile de trio elétrico ao som de samba gospel. O evento, organizado por igrejas evangélicas da cidade, percorreu um trecho conhecido como “circuito Dodô”, orando pela cidade e pelos familiares das vítimas de Santa Maria, de acordo com informações do Bocão News.
Nosso objetivo é mostrar a nossa alegria em ter Jesus em nossas vidas, orando por paz neste Carnaval e um mundo sem drogas”, comentou Gustavo Mercês, assessor de imprensa do bloco Sal da Terra, que também desfilou na cidade e teve apresentações de Nengo Vieira, passando por pontos turísticos como a Praça da Sé e o Pelourinho.
Fique bem informdo....

Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida

Demônio ataca escola e gera polêmica na Jamaica

Demônio ataca escola e gera polêmica na JamaicaPastores são chamados para ajudar estudante possuída


Demônio ataca escola e gera polêmica na Jamaica
Na última semana, as aulas foram interrompidas em uma escola de ensino médio da capital da Jamaica após relatos de que havia demônios na instituição. Segundo relatos, uma das alunas estaria possuía. O medo tomou conta da instituição de ensino após nenhuma tentativa de medicar a jovem dar resultado.
O jornal Jamaica Star reportou que o “espírito do mal” manifesto no local ameaçou os outros alunos que começaram a fazer uma oração pela menina possuída. Ele dizia que sairia do corpo dela e entraria em quem estivesse tentando ajudá-la.
A administração da escola pediu ajuda de uma equipe de oração de uma igreja evangélica próxima. A notícia se espalhou rapidamente pelo bairro e um grupo de pastores se ofereceu para prestar assistência e livrar a escola dos demônios.
Posteriormente, membros da diretoria da escola convocaram os alunos para tentar explicar o que havia ocorrido e que tudo estava resolvido.  Mas algo bizarro aconteceu.
“Enquanto os pastores diziam ter sentido que havia espíritos malignos por toda a escola, pedira que as pessoas continuassem em oração. De repente, caiu do teto a cabeça de um pássaro. Quando a cabeça, sem o corpo, atingiu o chão, no meio da assembleia, a maioria dos presentes saiu correndo. Foi um caos”, disse uma fonte que presenciou o incidente.
A vice-diretora minimizou o que aconteceu na escola no dia do incidente diante da imprensa: “Isso é algo que diz respeito à escola. Não vou revelar o que ocorreu. Mas não foi algo drástico. Não é preciso entrar em detalhes”, sentenciou.
Fique bem informdo....
por Jarbas Aragão
Deixe seu comentário no IPRVida

Malafaia explica a origem do Carnaval e aconselha cristãos a não participarem

 
Pela história os dias que precedem a Quarta-Feira de Cinzas liberam as pessoas a cometerem todos os tipos de extravagâncias

A relação entre cristãos evangélicos e o Carnaval é bastante polêmica. Enquanto muitos líderes preferem levar os membros da igreja para um retiro espiritual, outros organizam blocos e grupos de samba para evangelizar durante o feriado.
Outras pessoas, porém, não encontram motivos para não participar da festa brasileira que atrai milhões de turistas todos os anos.
Para explicar as razões que os evangélicos possuem para não participar do Carnaval o pastor Silas Malafaia escreveu em sua coluna “Pastor Silas Responde”, no site Verdade Gospel, a origem da festa e ainda postou um versículo para basear sua resposta.
Malafalaia comenta rapidamente o que é possível encontrar na internet sobre a origem do Carnaval, falando sobre os cultos pagãos da Grécia antiga, passando também pelas festas pagãs de Roma até chegar aos preparativos da Quaresma que prepara os católicos para a Semana Santa e a liberação de extravagâncias para compensar os dias de abstinência.
“Esses dias de “vale-tudo” que antecedem a Quaresma, em que as pessoas ficam 40 dias sem comer carne, passaram a ser chamados de adeus à carne, que em italiano é carne vale, ou carnevale, resultando na palavra carnaval”.
Por ser uma festa onde tudo é permitido, Malafaia aconselha para que os cristãos não participem dela. “Até hoje essa festa da carne traz consequências físicas, morais e espirituais degradantes, estampadas nos noticiários da Quarta-feira de Cinzas, aconselho aos que não participam do Carnaval que continuem de fora; e, aos que participam ou pretendem participar, meu conselho é 1 João 2.16″.
 
Fique bem informado..... 
por Leiliane Roberta Lopes
 Deixe seu comentário no IPRVida

Páginas