quinta-feira, 22 de novembro de 2012

22-12012 Modelo lança campanha para mostrar que alma é mais importante que aparência



Lauren Scruggs, conhecida como “Lolo”, uma modelo texana de 24 anos, sofreu um acidente que resultou em sérios ferimentos ao esbarrar, sem querer, na hélice de um monomotor que acabara de pousar ao norte de Dallas, no Texas. Ela teve a mão esquerda decepada e sofreu cortes na lateral esquerda do rosto, que resultou na perda do olho esquerdo.
Modelo lança campanha para mostrar que alma é mais importante que aparência
Ela agora compartilha sua emocionante história do dia que mudou sua vida para sempre. Isso faz parte do projeto iamsecond.com, um site que reúne testemunhos autênticos de pessoas comuns e celebridades com histórias de luta pessoal, transformação e esperança encontrada em Cristo. Após o trágico incidente, Lauren, que é fundadora e editora-chefe da revista de moda on-line LOLO, disse que aprendeu a lidar com as suas amputações. Lauren e sua mãe, Cheryl, falaram sobre os muitos obstáculos e bênçãos que encontraram desde o acidente no vídeo. “Como mãe você nunca sonha que sua filha vai passar por algo assim”, disse Cheryl. ”Eu não poderia dar minha mão para ela. Sabia que não poderia salvar seu olho. Não havia nada que eu pudesse fazer para mudar isso. Mas eu sabia que ela tinha uma grande fé e sabíamos que Deus seria a nossa rocha.” O vídeo gravado para o I Am Second [Estou em segundo lugar] começa com trechos da história dos pais da modelo, que passaram por um processo de divórcio, reconciliação e novo casamento. O que Lolo conta no testemunho é que o que prometia ser uma noite de diversão sadia com seus amigos, incluindo uma curta viagem de avião, acabou com um acidente, que arrastou a jovem a uma série de complexas cirurgias e uma longa e dolorosa jornada de recuperação. As memórias de Lauren da noite do acidente, segundo ela, são confusas. Ela veio do hospital para casa e começou se recuperar do ocorrido, enquanto passava por ondas de raiva e depressão. “Eu pensei que tinha ficado feia para sempre e nenhum homem jamais me amaria. Achei que minha vida estava arruinada”, Lauren diante das câmeras antes de derramar lágrimas incontrolavelmente. Os médicos, no primeiro momento, não tinham certeza que Lauren voltaria a recuperar seus movimentos ou nem mesmo formar frases completas. Mas essa experiência provou ser uma recuperação milagrosa e deu a Lauren uma nova missão na vida. “Eu estou vendo a vida de uma maneira muito maior que antes”, disse Lauren. ”Coisas que eu considerava importantes no início da minha carreira parecem bastante rasas agora. Quero usar o que eu passei para mostrar às jovens que nossa aparência não é o que nos define.” Sobre o acidente, ela conta: “Eu lembro dos meus pés tocando o chão… saindo do avião. É tudo de que me lembro… Mas o Senhor tem um forte propósito nisso”, concluiu a modelo. Traduzido e adaptado de Charisma News.

22-11-2012 Deputado evangélico quer lei para aprovar “Deus seja louvado” nas notas do real


Imprimir E-mail

Deputado evangélico quer lei para aprovar “Deus seja louvado” nas notas do real Nesta terça-feira (20) o deputado federal Francisco Eurico da Silva (PSB-PE) apresentou um projeto de lei para tornar a frase “Deus seja louvado” obrigatória nas notas de real.
A ideia surgiu para evitar a retirada da frase que foi inserida nas notas de cruzado em 1986 a pedido de José Sarney que na época era presidente da República. Nas últimas semanas a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) solicitou a retirada da inscrição afirmando que ela é inconstitucional por ferir a laicidade do estado. Se o PL apresentado pelo deputado evangélico for transformado em lei a frase não poderá ser retirada das cédulas. Ao defender seu projeto o deputado Pastor Eurico diz que é um erro pregar a laicidade do Estado. “Dizer que o texto constitucional é laico é uma mentira, pois a promulgação da Constituição Federal foi feita ‘sob a proteção de Deus’. Está expressa no preâmbulo da Constituição a palavra ‘Deus’, fazendo com que todo o texto constitucional tenha validade ‘sob a proteção de Deus’”. “Não há porque querer retirar a frase “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro”, diz o deputado. A nota do PSB foi publicada em um dos blogs do site do Diário de Pernambuco.
Escrito por Fabiany Smania   

22-11-2012 Assembleia de Deus lança projeto de evangelização para Copa de 2014



Assembleia de Deus lança projeto de evangelização para Copa de 2014  
Assembleia de Deus lança projeto de evangelização para Copa de 2014
A partir do dia 12 de junho de 2014 o Brasil vai sediar um dos maiores eventos esportivo do mundo, a Copa do Mundo de Futebol. Os jogos ocorrerão em 12 cidades-sedes e devem atrair turistas de cerca de 200 países e algo em torno de 20 mil jornalistas do mundo todo.
Com olhos do mundo inteiro voltados para o país, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil está se preparando para lançar um projeto de evangelização durante o evento. O projeto se chamará “AD na Copa” e deve alcançar todo o território nacional.
O projeto já tem um site oficial (www.adnacopa.com.br) e contará com materiais de evangelismo. Além disso, no dia em que não houver jogos nas cidades sedes, serão realizadas grandes concentrações evangelísticas.
A Assembleia de Deus está desenvolvendo um projeto pioneiro e audacioso para a evangelização na copa. Coordenador do projeto no Rio Grande do Sul, o pastor David Mattos, presidente da Igreja Assembleia de Deus de Viamão, tem experiência missionária, foi missionário na África do Sul e em Israel e é um dos tradutores oficiais da Scool Of Christ International, em mais de 150 países.
O pastor falou com exclusividade ao Gospel Prime sobre o projeto “AD na Copa
Leia a entrevista na íntegra:
Gospel Prime – O senhor tem muita experiência como intérprete e em trabalhos missionários fora do país. No que isso pode contribuir para a coordenação dos trabalhos de evangelismo na Copa?
David Mattos – Tanto a experiência como intérprete como minha experiência como missionário fora do país, ajudam a entender os diferentes tipos de cultura que poderemos receber durante a copa do mundo. Creio que o fato de eu ter morado em três países diferentes, situados em três continentes diferentes, me coloca numa posição estratégica quanto ao conhecimento da cultura das pessoa que receberemos. Este conhecimento é fundamental para a aproximação e a comunicação da mensagem do evangelho.
Gospel Prime – A cultura influencia muito na forma de evangelizar?
David Mattos – Sem dúvida nenhuma. A cultura de um povo não se resume apenas a sua língua ou sua música. Nossa cultura determina toda nossa maneira de pensar, reagir e interagir. Tome como exemplo nosso país, onde temos diferenças culturais enormes entre o sul e o norte, alguns dos métodos que as igrejas do norte do país usam para evangelizar, simplesmente não funcionam em nosso estado, pois a cultura é outra. Agora imagine se recebermos; africanos, europeus, pessoas do oriente médio. É necessário encontrar o método apropriado, que se encaixe em suas culturas, para alcançar estas pessoas,
Gospel Prime – O Brasil é mundialmente conhecido como a terra do futebol e do carnaval, hoje se destaca no crescimento do cristianismo e como modelo econômico. Que tipo de influência isso pode ter nos trabalhos de evangelismo?
David Mattos – A imagem do futebol e do carnaval sempre levou ao exterior o entendimento de que o brasileiro é um povo alegre e cordial. Hoje, com o avanço econômico o brasileiro passa a ser visto como um povo trabalhador, eficiente e desejado no exterior (como turista) por seu poder financeiro. A imagem de cordialidade e alegria, associada com esta nova visão do brasileiro no exterior, facilita nossa aproximação para o evangelismo.
Há muito tempo os brasileiros são vistos como grandes missionários por sua capacidade de adaptação ao país em que estão.
Gospel Prime – Turistas de cerca de 200 países visitarão o Brasil na ocasião, 20 mil jornalistas do mundo todo, seria uma oportunidade de mostrar o país como sendo uma potência evangélica?
David Mattos – A ideia é levar a estas pessoas a mensagem do evangelho de Jesus Cristo. Mas, sem dúvida, a grande mobilização que está sendo feita poderá repercutir mostrando a potência evangélica que é o nosso país.
Gospel Prime – O futebol não é associado pela igreja brasileira, principalmente pelas assembleias de Deus, como “diversão familiar” lícita. Isso pode atrapalhar em algum momento os projetos de evangelismo?
David Mattos – É claro que sim! Mas, desde que o projeto iniciou tem se buscado conscientizar as lideranças de nossas igrejas que o objetivo é alcançar vidas que virão buscar divertimento em nosso país e, que, através deste trabalho terão a oportunidade de encontrar a Cristo.
Gospel Prime – O Rio Grande do Sul é ainda mais conservador neste aspecto. Como o senhor pretende vencer esta barreira?
David Mattos – A barreira começou a ser vencida com o apoio do presidente de nossa convenção, Pr. Ubiratan Batista Job, que me convidou para liderar este projeto em nosso estado. Em nossa última convenção estadual, tive a oportunidade de falar ao plenário e busquei mostrar que nosso interesse não é futebolístico e sim evangelizar. A resposta que tenho recebido por parte da liderança de nossas igrejas é a mais positiva possível.
Gospel Prime – Como serão coordenados os trabalhos?
David Mattos – Este é um projeto da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. O projeto é chamado de ADNACOPA e é coordenado pelo Pr. Arnaldo Senna da Silva. Cada cidade que receberá os jogos tem um coordenador local.
Aqui no Rio Grande do Sul, foi convidado todas as igrejas da grande Porto Alegre para participarem do projeto. De treze cidades tivemos apenas duas ausências em nossa última reunião. Cada cidade está estudando a melhor maneira para evangelizar.
Gospel Prime – Que tipo de material será usado?
David Mattos – O material é muito variado e dependerá também, da nacionalidade das pessoas que estaremos recebendo. Será usando banners, camisetas, dvds, panfletos (na língua destas pessoas). Muito mais está sendo planejado pelos coordenadores locais.
Já temos um site: www.adnacopa.com.br
Por Michael Caceres

22-11-2012 Movimento profético decretará a “chegada do Reino de Deus” em dezembro


Apóstolos, bispos, profetas e pastores percorrerão todas as regiões do Brasil

  Movimento profético decretará a “chegada do Reino de Deus” em dezembro
O movimento apostólico mundial já tem representantes no Brasil há mais de uma década. Famosos pelos seus “atos proféticos”, eles já atraíram muitas críticas de movimentos conservadores e causaram muita polêmica dentro da Igreja evangélica brasileira.
O apóstolo Rony Chavez, da Costa Rica, será o líder na versão brasileira de um movimento que percorreu os Estados Unidos e a Costa Rica.
O Tour Profético Ativa Brasil ocorrerá entre 4 e 20 de dezembro, levando uma equipe de ministros que deverá “orar e decretar a implementação do Reino de Deus” no Brasil.
Acreditando numa grande transformação nas famílias e nas esferas legislativas, aposta-se que o agir sobrenatural de Deus poderá ser visto de um modo diferente depois que o país for “ativado profeticamente”.
A Caravana de apóstolos, bispos, profetas e pastores viajará mais de 10 mil quilômetros, percorrendo diferentes regiões do país. Uma equipe de comunicação acompanhará todo o trajeto, publicando, em tempo real, tudo o que acontecerá através do site ativabrasil.org.br.
Entre os nomes conhecidos, participarão os apóstolos Rony Chavez, Dawidh Alves, Francisco Nicolau, Jesher Cardoso, Gláucio Coraiola, Valnice Milhomens, Ebenezer Nunes entre outros. Chama a atenção a ausência de nomes como René Terra Nova e Márcio Valadão, que no passado já estiveram envolvidos em movimentos similares. Curiosamente, não haverá reuniões nas cidades onde eles pastoreiam, Manaus e Belo Horizonte, respectivamente.
Cristãos e igrejas de todo o país são convidados a participar Reuniões de Intercessão Profética, que ocorrerão nas seguintes datas:
3/Dez – Reunião de abertura em São Paulo
4/Dez – Curitiba
5/Dez – Florianópolis
6/Dez – Porto Alegre
7/Dez – Foz do Iguaçu
8/Dez – Campo Grande
9/Dez – Cuiabá
10/Dez – Goiânia
11/Dez – Brasília
12/Dez – Palmas
13/Dez – Teresina
14/Dez – Fortaleza
15/Dez – Recife
16/Dez – Salvador
17/Dez – Vitória
18/Dez – Rio de Janeiro

por Jarbas Aragão

22-11-2012 Ciência & Saúde : Estresse do desemprego favorece infarto


Perder o emprego após os 50 anos aumenta o risco de a pessoa sofrer um infarto, especialmente no primeiro ano após a demissão, revela pesquisa publicada nesta semana no periódico "Archives of Internal Medicine".

O risco é ainda maior se a experiência do desemprego se repetir: varia de 22% (primeira vez) a 63%, quando a pessoa já perdeu quatro ou mais empregos. Nesses casos, as chances de infartar são iguais às dos fumantes.

O estudo foi feito com 13.451 homens e mulheres entre 51 e 75 anos. No período entre 1992 e 2010, os pesquisadores entrevistaram os participantes a cada dois anos e registraram 1.061 infartos.

Usando modelos estatísticos e excluindo outras variáveis, os pesquisadores viram que o desempregado tem, em média, um risco 35% maior de infartar do que aquele que nunca perdeu o emprego.

As chances foram similares para homens e mulheres de diferentes níveis educacionais e socioeconômicos.

Segundo Linda George, professora de sociologia da Universidade Duke e uma das autoras do estudo, "o desemprego tem um impacto significativo [no risco cardíaco] e é semelhante a outros fatores de risco, como o tabagismo e a obesidade".

EXECUTIVOS

O médico Marcos Knobel, cardiologista do Hospital Albert Einstein, explica que, naturalmente, as pessoas acima de 50 anos já têm mais riscos cardiovasculares, mas que o estresse os potencializa.

"O desemprego é o principal fator estressante, principalmente entre os executivos acima dos 50 anos. A pessoa fica desolada, deprimida. Nas últimas semanas, atendi três pacientes com esse perfil."

O cardiologista Sergio Timerman, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, diz que, às vezes, a simples iminência de perder o emprego já gera estresse com potencial de provocar um evento cardiovascular.

"Já vi alto executivo com menos de 50 anos infartar, no auge do estresse, só com essa possibilidade [de ficar desempregado]. Não tenho dúvida de que o estresse já pode ser considerado um risco isolado para a doença coronariana", afirma.

O mecanismo, segundo ele, é o mesmo da chamada "síndrome do coração partido", causada pela liberação excessiva de adrenalina e de outros hormônios relacionados ao estresse.

Isso pode produzir alterações na contração do coração por meio de isquemia ou de arritmias cardíacas.

O cardiologista Décio Mion, chefe do departamento de hipertensão do InCor (Instituto do Coração), conta que dificilmente os pacientes associam questões emocionais, como o estresse da perda um emprego, a problemas orgânicos.

"Há uma resistência muito grande, inclusive entre os médicos. As pessoas acham que esses tratamentos levam tempo e custam caro. Mas precisamos mudar isso, dar mais importância às questões emocionais e, se for o caso, orientar o paciente estressado a buscar ajuda psicológica ou psiquiátrica."

O tema gera controvérsias. Especialistas da Fundação Britânica do Coração, por exemplo, defendem que o estresse em si não é uma causa direta de doença cardíaca, embora contribua para aumentar as chances dela.


Fonte: Folha de São Paulo

22-11-2012 Ciência & Saúde : Fetos são capazes de bocejar, afirma pesquisa britânica


Os seres humanos adquirem a capacidade de bocejar ainda na barriga da mãe, indica um estudo publicado na revista científica de acesso livre "PLoS ONE".

A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Durham e da Universidade de Lancaster, ambas no Reino Unido, foi feita usando a tecnologia 4D, um tipo de ultrassom que permite ver detalhes tridimensionais dos fetos em tempo real.

A equipe de Nadja Reissland viu os bocejos, caracterizados pelo longo tempo de abertura da boca, em 15 fetos, da 24ª à 36ª semana de gestação.


Fonte: Folha de São Paulo

22-11-2012 Ciência & Saúde : Registros de novas infecções com HIV caíram mais de 50% em 25 países


Novo relatório do Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids, mostrou que maior queda aconteceu na África, região mais atingida pelo HIV no mundo.

Um relatório do Programa Conjunto sobre HIV/Aids, Unaids, mostrou que as novas infecções com o HIV caíram mais da metade em 25 países de baixa e média rendas, a maioria deles, na África, região que mais sofre com a epidemia.

Em Moçambique a redução foi de 31% entre os adultos de 15 a 49 anos. As maiores quedas ocorreram no Malauí, com 73%, Botsuana, Namíbia, Zâmbia, Zimbábue, África do Sul e Suazilândia. Segundo o documento, a rapidez na resposta e no tratamento da doença está produzindo os bons resultados.

Avanço

O diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, disse que está se tornando evidente que é possível atingir um nível zero de infecção em relação às crianças.

Ele afirmou que o ritmo desse progresso é acelerado. Metas que antes levavam uma década para serem alcançadas, agora, são cumpridas em 24 meses.

Segundo Sidibé, esse avanço é uma prova de que com vontade política e supervisão o mundo poderá alcançar os objetivos de combate ao HIV traçados para 2015.

Progresso

O Unaids afirmou que os investimentos para combater a Aids chegam atualmente a US$ 16,8 bilhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 33 bilhões, mas são necessários US$ 24 bilhões até 2015.
O relatório cita que o Brasil fornece o coquetel de remédios para até 79% dos soropositivos.

Tratamento

Desde 1995, a terapia antiretroviral salvou 14 milhões de vidas em países de baixa e média rendas.

O Brasil é um dos que lidera a ajuda internacional para as nações mais pobres junto com Rússia, India, China e África do Sul, todos integrantes do Brics, grupo de países emergentes. Juntos, eles correspondem a mais da metade de todo o gasto doméstico em Aids nas nações de baixa e média rendas.

Atualmente, 34 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV, aproximadamente metade não sabe que tem a doença. Em 2011, foram registrados 2,5 milhões de novos casos de contaminação com o vírus, um número bem menor do que em 2001.

Fonte: Rádio ONU

22-11-2012 Música de Thalles Roberto é tocada em rádio secular

A canção “Arde Outra Vez” do cantor Thalles Roberto está sendo tocada na rádio O Dia do Rio de Janeiro, uma das principais emissoras de rádio da cidade e que não tem vínculos religiosos.

A produção da Graça Music comemorou o feito lembrando que a música pode alcançar pessoas que não conhecem a Cristo e que são ouvintes dessa rádio.

“Arde Outra Vez” é um dos grandes sucessos do cantor, uma letra que fala sobre a volta do filho pródigo que emocionou até a cantora Ivete Sangalo que cantou um trecho dessa música durante um show no começo deste ano.

A canção faz parte do repertório do CD/DVD “Uma História Escrita pelo Dedo de Deus” por este projeto o cantor recebeu Disco de Platina pelo DVD e de Ouro pelo CD por ultrapassar a marca de 50 e 40 mil cópias vendidas, respectivamente.

Thalles Roberto é um dos principais nomes da música gospel nacional, sendo convidado para participar de eventos em todas as regiões do Brasil e até mesmo no exterior. Sua musicalidade é o que mais chama a atenção do público que também se encanta com as letras que falam sobre um relacionamento com Deus.

Fonte: Gospel Prime

22-11-2012 Itália confirma que Igreja Católica terá que pagar impostos a partir de 2013



O governo italiano confirmou que a Igreja Católica terá de pagar impostos a partir de 2013 sobre suas propriedades de cunho empresarial, como hotéis, restaurantes, hospitais, clínicas, escolas, centros esportivos e imóveis para alugar.

Os estabelecimentos que tiverem templo ou outra instalação de fins exclusivos às atividades religiosas permanecerão isentas de tributo.

Por desfrutar da isenção do Imposto sobre Primeira Residência (ICI), a Igreja italiana concorre com vantagens nesses diferentes setores de negócios, o que a tornou uma das mais ricas da Europa. No dia 1º de janeiro, quando começa o ano fiscal, o governo do primeiro-ministro Mario Monti divulgará o marco regulatório sobre a cobrança do imposto.

O jornal La Repubblica estima que, com a medida, as finanças italianas obtenham uma arrecadação extra de até € 25 milhões (cerca de R$ 60 milhões) por ano. O governo italiano tomou a decisão depois de intenso debate, que incluíram pressões da União Europeia (UE) e de contribuintes e a resistência dos bispos em aceitarem o fim do privilégio.

A cobrança do imposto faz parte do pacote de medidas de austeridade que a UE está impondo à Itália para combater a recessão do país.

Fonte: Sul 21

22-11-2012 Igreja pode responder por crimes cometidos por padres



A Suprema Corte do Reino Unido decidiu que congregações religiosas podem ser responsabilizadas por crimes cometidos por seus integrantes.

A corte considerou que, embora os religiosos não recebam salário, a relação com a congregação pode ser equiparada às relações de trabalho e, assim, a regra de que empregadores respondem civilmente por atos de seus empregados vale também para dentro da Igreja.

A decisão foi anunciada pela Suprema Corte nesta quarta-feira (21/11). Os juízes não analisaram especificamente abusos cometidos por padres dentro de igrejas católicas, mas o reconhecimento da responsabilidade civil indireta se aplica para todos os religiosos. Na prática, quer dizer que as congregações, dioceses e braços da Igreja católica podem ser condenados a indenizar vítimas de abusos dos religiosos.

A discussão foi levada à Justiça britânica por um grupo de 170 homens que alegam ter sido vítimas de abuso sexual dentro de uma escola católica. A escola, que já não existe mais, era gerida pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como irmãos lassalistas – uma congregação católica reconhecida pelo Vaticano e focada na educação. Os irmãos lassalistas, além de administrarem a escola, também funcionavam como professores. Na Justiça Criminal, um dos diretores do colégio chegou a ser condenado por abusar sexualmente dos alunos por um período de mais de 20 anos.

Na área cível, a congregação tentou afastar a sua responsabilidade pelos crimes argumentando que não era empregadora dos religiosos. Coube à Suprema Corte, então, decidir a natureza da relação entre congregados e ordem religiosa para definir se havia responsabilidade civil indireta ou não.

Os juízes decidiram por unanimidade que a relação pode ser equiparada à relação de trabalho porque estão presentes todos os elementos necessários para isso. Foi o Instituto Lassalista que designou os religiosos como professores e estes tinham de dar aulas de acordo com as orientações e condutas ditadas pelo instituto. Para a corte britânica, é irrelevante o fato de não existir nenhum contrato entre os religiosos e a congregação e eles estarem ligados a ela apenas por voto de fé. Também foi considerada insuficiente para afastar a relação de trabalho a constatação de que os irmãos transferiam para a ordem religiosa tudo o que recebiam como professores.

A Suprema Corte explicou que a responsabilidade civil indireta depende ainda da avaliação da relação entre o cargo ocupado pelo trabalhador e o abuso cometido por ele. A empresa pode ser responsabilizada se a posição em que colocou o trabalhador facilitou que ele cometesse determinado abuso. E foi o que aconteceu no caso da congregação lassalista. Os juízes consideraram que o cargo de professor em que foram colocados os religiosos facilitou que eles abusassem das crianças. Como foi a ordem religiosa que designou cada um para a tarefa, ela deve ser responsabilizada indiretamente pelos crimes cometidos por eles.

Fonte: Consultor Jurídico

22-11-2012 Igreja Anglicana se vê em crise após rejeitar mulheres como bispas


O Sínodo Geral rejeitou a ordenação de mulheres como bispas, apesar das sacerdotisas representarem um terço do clero da igreja. O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, disse que a Igreja “perdeu certa credibilidade".

Em um sinal do aprofundamento da crise na Igreja Anglicana após sua rejeição da nomeação de mulheres como bispas, seu líder espiritual disse na quarta-feira (21) que a Igreja “sem dúvida perdeu certa credibilidade” e tinha “muitas explicações a dar” às pessoas que consideram suas deliberações opacas.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, falou após uma reunião de emergência dos bispos, convocada para debater o resultado por pequena margem da votação de terça-feira (20) do Sínodo Geral, que rejeitou a ordenação de mulheres como bispas, apesar das sacerdotisas representarem um terço do clero da Igreja Anglicana. As sacerdotisas ocupam altas posições como cônegas e arquidiáconas, e algumas esperavam garantir a nomeação como bispas em 2014 se a mudança fosse aprovada.

A votação pareceu representar uma rejeição direta aos esforços reformistas de Williams durante seus 10 anos como chefe da Igreja e um enorme revés para uma campanha pela mudança, que tem sido debatida de modo intenso e frequentemente amargo ao longo da última década.

Mais de 70% dos 446 votos do sínodo foram favoráveis à abertura do episcopado da Igreja para as mulheres. Mas os procedimentos de votação do sínodo exigem uma maioria de dois terços em cada uma das três “casas”: bispos, clero e leigos. Apesar dos bispos e o clero terem atendido esse critério, a votação entre os leigos ficou seis votos aquém da maioria de dois terços.

A Igreja Anglicana é considerada uma Igreja estabelecida, o que significa que é reconhecida pela lei como representante da religião oficial, desfruta de privilégios especiais e é apoiada pelas autoridades civis.

Alguns parlamentares sugeriram na quarta-feira que a votação no sínodo criaria uma crise nas relações entre a Igreja e o Estado, já que a rejeição de mulheres como bispas contradiz as leis nacionais de igualdade de gênero. O primeiro-ministro David Cameron, já em atrito com a Igreja em torno dos planos do governo para legalizar o casamento de mesmo sexo no ano que vem, pediu às autoridades da Igreja na quarta-feira para encontrarem uma saída para o impasse.

“Está muito claro que é o momento certo para mulheres serem ordenadas bispas, como já é há muitos anos. Eles precisam seguir em frente com isso e implantar o programa”, ele disse ao Parlamento na quarta-feira. “Mas é preciso respeitar as instituições individuais e a forma como funcionam, e ao mesmo tempo lhes dar uma forte cutucada.”

Falando na quarta-feira sobre o sínodo de modo incomumente ambíguo, Williams declarou: “Nós temos, para colocar de modo bem claro, muitas explicações a dar”.

“Quaisquer que sejam os motivos para a votação de ontem, qualquer que seja o princípio teológico com base no qual as pessoas agiram e falaram, permanece o fato de que grande parte dessa discussão não é inteligível para a sociedade como um todo.”

“Pior do que isso, faz parecer que estamos intencionalmente cegos a algumas das tendências e prioridades da sociedade”, ele disse, parecendo reconhecer as críticas de dentro de suas fileiras de que a Igreja –que já enfrenta um encolhimento das congregações– está perdendo ou já perdeu relevância na sociedade moderna.

“Em consequência de ontem, a Igreja sem dúvida perdeu certa credibilidade em nossa sociedade”, disse.

“A cada dia que fracassamos em resolver esta questão de modo que nos agrade à Igreja Anglicana, é mais um dia em que perdemos credibilidade aos olhos da população." “Nós não podemos, como eu disse ontem em meus comentários, conviver teologicamente por tempo indeterminado com a anomalia de termos sacerdotisas que não podem ser consideradas bispas.”

O arcebispo deverá se aposentar no mês que vem, após passar grande parte do seu tempo como líder da Igreja da Inglaterra e líder simbólico da Comunhão Anglicana, elaborando acordos complexos visando impedir um cisma entre os reformistas e os tradicionalistas.

“Ontem não produziu nada para reduzir a polarização em nossa Igreja”, disse Williams na quarta-feira.

O arcebispo já tinha reconhecido o fracasso em conseguir uma reconciliação duradoura, mas a votação de terça-feira pareceu lhe roubar uma oportunidade final de salvar algo de seu legado.

“Um dia muito triste”, disse o reverendíssimo Justin Welby, o sucessor recém-nomeado do arcebispo, em uma mensagem pelo Twitter. “Acima de tudo para as sacerdotisas e apoiadores, é preciso cercar todos com oração, amor e cooperação com nosso Deus salvador.”

Tanto Williams quanto Welby apoiam as bispas. A votação de terça-feira deixou Welby na posição de assumir uma Igreja aparentemente incapaz de resolver uma questão que é apenas um dos debates contenciosos ligador a gênero e sexualidade.

Desde que a Igreja Anglicana se separou de Roma sob Henrique 8º há quase 500 anos, apenas homens são nomeados bispos, e o resultado do sínodo de dois dias foi visto por ambos os lados como um divisor de águas na luta maior pelo futuro da Igreja Anglicana.

No encerramento do debate no sínodo, uma importante ministra da Igreja Anglicana, a cônega Rosie Harper, disse que uma rejeição “seria vista inevitavelmente como o ato de uma Igreja moribunda, mais casada ao passado do que comprometida com a esperança pelo futuro”.

Mas em uma entrevista de rádio na quarta-feira, John Sentamu, o arcebispo de York que é o segundo na hierarquia da Igreja, disse que esta permanece “bem” viva.

“Nesta manhã as pessoas estão dizendo que a Igreja cometeu suicídio, que a Igreja está morta”, ele disse ao entrevistador da BBC. “Bem, pessoas mortas não conversam. Nós estamos conversando, nós não cometemos suicídio, nós estamos bem vivos.”


Fonte: The New York Times

21-11-2012 Nome da operação de Israel anti-Hamas tem significado bíblico

Nome da operação de Israel anti-Hamas tem significado bíblico

 Nome da operação de Israel anti-Hamas tem significado bíblico 

Referência ao Livro de Êxodo associa poder militar à proteção divina 


O nome da campanha de Israel contra o Hamas divulgado para a imprensa, em inglês, é “Operação Pilar da Defesa”. Mas a leitura do nome da ação em hebraico poderia provocar surpresa ao se constatar que
“Operação Pilar de Cloud”
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel explicou que a maioria dos israelenses reconheceria o termo “coluna de nuvem”, sendo essa uma referência bíblica.
“Nos baseamos na coluna de nuvem que acompanhou a nação de Israel durante o Êxodo, enquanto eles saiam o Egito e viajavam para a terra prometida”, disse Eytan Buchman, chefe  de mídia das Forças Armadas de Israel. “Eles queriam ter proteção contra os problemas do deserto, ladrões, povos inimigos, cobras e escorpiões.”
Buchman disse que o nome da operação anti-Hamas comunica a mensagem de que se trata de uma manobra defensiva.
“Estamos chegando a uma década de foguetes sendo disparados indiscriminadamente contra civis”, explica Buchman, referindo-se às ações do Hamas no sul de Israel. A atual operação militar do Estado judaico, ressalta, “é como uma nuvem proverbial que está chegando para proteger.”
A primeira referência bíblica a uma coluna de nuvem está em Êxodo 14:19-20, que descreve a fuga dos israelitas da escravidão, culminando com a divisão do Mar Vermelho feita por Moisés.
De acordo com o rabino Shmuel Herzfeld, que lidera a Sinagoga Nacional, em Washington, a ideia da coluna de nuvem refere-se à proteção física e espiritual: “A mensagem espiritual aqui é sobre a oração a Deus pedindo proteção”, disse Herzfeld. ”Em Êxodo, a coluna de nuvem é a proteção espiritual dos israelenses”.
A coluna também aparece no livro de Salmos, em um versículo que lembra que Deus falou com os líderes hebreus como Moisés, Arão e Samuel “na coluna de nuvem”.
Mesmo com muitas críticas pela opção de associar um ataque militar a uma manifestação divina, Buchman disse que ele o exército de Israel simplesmente queria enfatizar a “natureza defensiva da operação”. Ele lembrou ainda que operações anteriores de Israel já usaram referências bíblicas.
Em 2002, disse ele, as forças de defesa usaram o nome “Operação Arca de Noé” na apreensão de um navio palestino carregado com foguetes, mísseis e explosivos. Em 2008, a operação em Gaza foi chamada de “Chumbo Fundido”. Ela começou durante o feriado judaico do Chanuká e faz referência a uma canção religiosa popular neste período do ano. Traduzido de CNN.

por Jarbas Aragão

Páginas