sábado, 5 de janeiro de 2013

Líder da Igreja Universal em Angola fala sobre tragédia na celebração de ano novo, que matou 16 pessoas

Líder da Igreja Universal em Angola fala sobre tragédia na celebração de ano novo, que matou 16 pessoas

A celebração de ano novo organizada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Luanda, capital de Angola, acabou em tragédia no início dessa semana com a morte de cerca de 16 pessoas, e ferimentos em outras 120. Depois da tragédia, o bispo Augusto Dias, responsável pela igreja no país, falou sobre o evento, e busca uma explicação para o ocorrido.
O acidente ocorreu no Estádio Nacional da Cidadela Desportiva onde decorria a vigília da IURD designada “Vigília da Virada – Dia do Fim”. A maioria das vítimas sofreu esmagamento e asfixia.
Dias afirma que o evento foi realizado pela igreja com intenções puramente espirituais e, ressaltando que as mortes não aconteceram por ação deliberada da Universal, afirmou que a igreja tomou todas as precauções necessárias à segurança. Segundo o bispo, a igreja tem experiência em movimentar multidões.
- A vigília foi para suprir a necessidade espiritual dos crentes. Mas infelizmente perdemos os nossos irmãos. Neste preciso momento a igreja está de luto e gostaríamos que respeitassem a nossa dor, a dor das famílias e que nessa hora esperamos das pessoas palavras de conforto – afirmou.
- Relativamente à vigília, nós nos precavemos de tudo. Todas as medidas de segurança foram tomadas para a realização do evento. Não é que fomos irresponsáveis, porque até não é a primeira vez que realizamos eventos dessa natureza. Praticamente todos os eventos promovidos movimentaram multidões e nós temos experiência com isso – explicou o bispo, segundo o Angola Press.
Porém, apesar das afirmações sobre o cuidado com a segurança do evento, o vice-presidente do conselho de igrejas da Igreja Universal do Reino de Deus, Felner Batalha, reconhece que o número de fiéis presentes para participar na vigília era superior a capacidade do estádio.
- Não caiu nenhum anel do estádio, até porque, o anel de cima não foi usado pelos fiéis. A nossa expectativa era de termos 70 mil pessoas na vigília, mas essa expectativa foi de longe superada – admitiu Batalha, segundo a Rádio Luanda.
Segundo o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, o recinto tinha capacidade para 70 mil pessoas, mas concentraram-se no local 250 mil pessoas e apenas dois dos quatro portões estavam abertos.
Em seu blog, o bispo Augusto Dias publicou uma nota de pesar pelos fiéis que morreram no evento, e agradeceu àqueles que prestaram solidariedade às famílias.
Em conjunto com a Polícia de Investigação Criminal, a igreja está trabalhando no sentido identificar as causas do incidente.
Por Dan Martins
Deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas