sábado, 24 de novembro de 2012

24-11-2012 Instituto Fire: ações sociais e evangelismo em regiões carentes no sul do Brasil

Instituto Fire: ações sociais e evangelismo em regiões carentes no sul do Brasil

O Instituto Fundação Internacional Reavivamento (Fire) é fruto de uma iniciativa de missão integral, que leva a palavra do Evangelho e oferece suporte em áreas sociais deficitárias.
Em cada local visitado pelo Instituto Fire, são desenvolvidas atividades de conscientização, atendimento médico e psicológico, além de oficinas de teatro, cabeleireiro, coleta de sangue para exames médicos, brincadeiras com crianças e até distribuição de sopa para os mais necessitados.
O Instituto Fire está em ação desde 2007, com foco de atuação nos estados do sul do Brasil, e atualmente, atende nove cidades em Santa Catarina e Paraná.
A Redação do Gospel+ conversou com o responsável pelo projeto, pastor Cássio Saraiva para conhecer melhor a iniciativa. Confira abaixo a íntegra do nosso bate-papo:
Pastor Cássio, quais são as áreas de atuação e público-alvo do projeto?
Bem, estamos atuando nos estados do Paraná e Santa Catarina simultaneamente. Temos uma base no sul, em Barra Velha-SC (filial) e outra em Maringá-PR (Matriz). Já fizemos trabalhos em Joinville, Itajaí, São José, Palhoça e Florianópolis-SC, e Londrina, Maringá, Imbituba e Ponta Grossa-PR.
Estamos iniciando o projeto completo para todos os bairros de Maringá-Pr, a partir de dezembro 2012, onde temos o apoio da OPEM – Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá. O público-alvo são os mais necessitados, descalços e famintos. Bairros totalmente carentes.
Levamos a Palavra de Deus, o Louvor e a Adoração ao Senhor Jesus, e ao mesmo tempo,  projetos sociais como médicos, psicólogos, teatros, cabeleireiros  parquinho infantil, coleta de sangue, distribuição de sopa a comunidade e a cidadania através dos casamentos comunitários gratuitos, onde realizamos o casamento e a parte dos documentos necessários a homologação junto ao cartório local através do Instituto Fire.
Qual o tempo de atuação do projeto? Poderia contar um pouco da história, como surgiu, quem idealizou?
Cada bairro tem sua particularidade. Existem bairros que precisamos ficar somente de 2 a 3 dias, geralmente nos finais de semana. Outros porém, por serem muito carentes, precisam de quinze dias ou mais.
O Fire surgiu em 2007, quando da vinda do pastor Ricardo Rodrigues (Bogotá-Colômbia) ao Brasil, mais especificamente em Ponta Grossa-PR, em um Congresso para Pastores e Líderes. Haviam mais de 3.000 pastores de toda parte do Brasil. Foram três dias de sua linda presença, muito forte. Quando no segundo dia, no meio do culto, minhas mãos do nada, começaram a fluir azeite e todos os pastores e líderes dentro do congresso ficaram “estáticos”, sem movimento. É como se o tempo parasse. É muito difícil de explicar. O som sumiu. E justo neste momento ouvi sua linda voz. Deus começou a falar comigo de uma forma jamais imaginada até então. Dizia que me entregava o FIRE que diz ser: F – Fundação, I – Internacional, RE – Reavivamento, e que esta obra começaria no Sul do Brasil, mais precisamente em Florianópolis, e subiria para o PR e após isto seria distribuído para as Nações.  E que conhecia meu coração, por isso me entregava.
Haveria um tempo de preparação, mas não era para duvidar ou temer, que Ele estava no controle. Foi um dos meus maiores momentos com o Espírito Santo, jamais esquecerei o tom de sua voz. Naquele momento maravilhoso Ele disse para pegar uma caneta e um papel, e foi me ditando tudo, cada projeto, cada situação, o tamanho, as dimensões, etc. Um esboço completo.  Cada palavra d’Ele, cada desenho, parecia impossível de se realizar. Mas era tudo real. Passado uns quarenta minutos, tudo voltou ao normal, as pessoas começaram a se mexer, o som voltou. Parecia eu ter saído de um sonho. Foi muito difícil de crer, humanamente falando.
Bem, diante de tudo isso, da dificuldade de crer que Deus colocaria este projeto em minhas mãos, pedi uma confirmação, a fim de que não parecesse que eu estava fora de mim ou algo parecido. Ao terceiro dia do congresso, no meio do culto, Ele veio novamente, da mesma forma, tudo parou, as pessoas, o tempo, o som.  Sua linda voz era tudo naquele momento.
Mas, aconteceu a mesma coisa do dia anterior, conforme havia pedido a Ele. Assim obtive a confirmação e senti uma tremenda responsabilidade, de que a partir daquele dia, Deus realmente me escolheu para realizar seus feitos através deste projeto.
Conseguinte, me entreguei de corpo, alma e espírito. Desde então tenho tentado fazer as coisas de acordo com que Ele pede. Obediência!
Já fui testado a fogo. Já fui rejeitado. Já fui chamado de louco e de sonhador. Senti as mesmas dores de Paulo, o apóstolo. Mas eu conheço a voz de meu Deus e jamais o abandonarei.
Quais os parceiros que o projeto possui?
Como o projeto é audacioso, e temos que fazer muitas viagens a diversas cidades, estamos a procura de parceiros que queiram investir tanto no financeiro como no voluntariado.
Ele nos abençoou com um ônibus Motor-home palco com capacidade de levar 15 pessoas, equipado com dez leitos, cozinha completa e palco superior, onde fazemos as viagens missionárias e pregamos o evangelho. Também uma tenda pirâmide de 450m², onde acomodamos os projetos sociais e de cidadania.
Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?
Ao longo destes anos temos ajudado muitas pessoas carentes. Muitas aceitaram a Jesus e encontraram um Deus que eles não conheciam até então.  As escrituras sagradas dizem no Evangelho de João, capítulo 8 versículo 32 : ” E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Muitas pessoas tem conhecido a Palavra e se libertado de vícios, drogas e prostituição. Mas o que tem mais nos surpreendido são pessoas desviadas que encontramos nesta caminhada.
O inimigo destruiu suas famílias, acabou com ministérios tirando seu foco. São pessoas feridas, amarguradas, abandonadas pelas suas famílias, pela sua igreja, mas o Senhor através de sua infinita misericórdia os recebe de volta, com seu amor e carinho. Uma simples palavra profética, um pequeno gesto de amor. Voltam com muita determinação a sua caminhada cristã, ao seu chamado, a sua igreja, ao seu Pastor.
Deus é assim. Ele é lindo. O Fire é uma Igreja Móvel, fora das quatro paredes, assistido pelo verdadeiro Ide que está em Marcos 16,15. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.
Poderia informar os contatos de telefone e site?
Nosso portal está em fire.org.br, e os telefones de contato são:  Matriz no PR 44 3305-7007 / 9921-7700 (Tim) e Filial em SC 48 9117-7000 (Tim).
Quais as formas de contribuição e necessidades do projeto?
Nestas cruzadas além do financeiro, precisamos de muitas bíblias, cestas básicas, roupas, voluntários, missionários, óleo diesel, gasolina, CDS e DVDs para evangelização.
Você pode colaborar através do Banco do Brasil, Agência 1187-8, conta 30005-5 em nome do Instituto Fire, ou através do portal fire.org.br, onde você poderá acessar Doação e escolher a forma de colaborar.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?
Primeiramente quero agradecer a Deus pelas nossas vidas e a este nosso novo relacionamento em Cristo. Consequentemente a vocês por estarem apoiando esta divulgação, prestando assim um incalculável serviço para o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo. Que Ele possa retribuí-los de forma generosa.
Em Cristo, pastor Cássio Saraiva.
Abaixo, confira algumas imagens disponibilizadas pelo Instituto Fire em seu site:

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas