quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comissão Nacional da Verdade vai investigar participação de religiosos na ditadura


Comissão Nacional da Verdade vai investigar participação de religiosos na ditadura Serão investigados os líderes que colaboraram com os militares e aqueles que resistiram à repressão.

Comissão Nacional da Verdade vai investigar participação de religiosos na ditadura
Na próxima quinta-feira (8) o grupo da Comissão Nacional da Verdade estará se reunindo para investigar a atuação das igrejas católica e evangélica no período da ditadura militar brasileira.
A investigação será coordenada por Paulo Sérgio Pinheiro, tendo apoio de pesquisadores autônomos e teólogos que foram convidados para fazer parte deste trabalho que tem como objetivo identificar os participantes e os combatentes desse serviço.
A ideia é encontrar os religiosos que resistiram à repressão da época e também encontrar aqueles que colaboraram com os militares.
Um dos primeiros religiosos a prestar depoimentos será Anivaldo Padilha, o evangélico frequentava uma igreja e foi delatado por seus pastores durante a ditadura. Ele foi preso, torturado e partiu para o exílio.
Padilha era casado e sua esposa estava grávida, a criança nasceu quando ele estava fora do Brasil e só foi conhecer seu pai aos oito anos. Essa criança é Alexandre Padilha, hoje ministro de Saúde.

por Leiliane Roberta Lope
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Páginas