quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CD de louvor com igreja em silêncio faz sucesso

CD de louvor com igreja em silêncio faz sucesso

Pastor acredita que silêncio é a melhor atmosfera para a adoração

 
CD de louvor com igreja em silêncio faz sucesso
A igreja de São Pedro, o Apóstolo, em East Blatchington, Inglaterra, conseguiu um feito inédito. O CD recém-lançado pela igreja aposta em um tipo diferente de adoração, pois contém apenas meia hora de silêncio. Pode parecer estranho, mas para o pastor responsável pela pequena igreja anglicana na região de Sussex, essa é a melhor opção para o louvor.
Produzido de maneira independente, já vendeu todas as copias da primeira prensagem e a segunda já tem encomendas de lugares tão distantes como Gana, na África.
Pode parecer um pouco confuso, porque alguém ouviria durante 30 minutos o som do interior deste prédio construído no século 12. “Às vezes, as pessoas gostam de sentar-se e desfrutar um pouco de paz e tranquilidade durante um tempo”, acredita Ronald Byng, o membro da congregação que surgiu teve a ideia de fazer a gravação na igreja.
Adequadamente chamado de “The Sound of Silence” [O som do silêncio], este não é o primeiro CD a conter apenas silêncio. O primeiro compositor de música clássica a oferecer uma faixa silenciosa em um disco foi Erwin Schulhoff, em 1919, como paetê do LP In Futurum.
Depois, em 1966, o artista plástico Andy Warhol levou o conceito para o mundo do rock. Na coletânea The East Village Other Electric Newspaper, ele apresenta a faixa “Silence”, que era um intervalo entre uma música e outra de bandas surgidas no movimento que revelou o influente grupo The Velvet Underground.
Desde então, um variado grupo de artistas incluíram faixas onde nada pode ser ouvido, incluindo Afrika Bambaataa, Sly and the Family Stone, Soundgarden, Orbital, Batt Mike, Crass, Sigur Ros, John Lennon (duas vezes), Korn, The Melvins, Boards of Canada, Sonic Youth, Brian Eno e Robert Wyatt.
Agora, um disco inteiro de silêncio é a primeira vez, ainda mais em um segmento de mercado como o de música gospel, onde o ideal é justamente louvar a Deus. Mas engana-se quem acha que não há propósito nisso. O pastor Andrew Mayes, que lidera igreja, garante que “Este espaço sagrado tem 800 anos de idade e oferece uma qualidade maravilhosa de silêncio”. Ele acredita que o silêncio é a “melhor atmosfera” quando alguém deseja ter momentos de adoração, fazer suas orações e, somente então, ouvir a Deus.
A iniciativa, segundo o pastor, já inspirou outras igrejas a fazerem algo similar. Que fique claro, CD da Saint Peter tem uma introdução de dois minutos na voz do pastor e 28 minutos de “som ambiente” da igreja, onde pode ser ouvido ao fundo um ou outro barulho da vizinhança. Com informações do The Guardian e BBC.
por Jarbas Aragão
Deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas