quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Educarte: projeto do Lar da Criança oferece abrigo e educação para menores em situação de risco social

Educarte: projeto do Lar da Criança oferece abrigo e educação para menores em situação de risco social O projeto Educarte, mantido pela instituição Lar da Criança, acolhe menores abandonados e oferece moradia, alimentação, educação e formação cultura.

Entre os acolhidos, estão órfãos, vítimas de maus tratos, abandono e abuso sexual, além de casos de negligência familiar.
De acordo com informações na página do projeto Educarte no portal Criança Esperança, “as crianças chegam à instituição por meio dos Conselhos Tutelares, do Ministério Público e do Juizado da Infância e Juventude, com objetivo de reinserção familiar e em última instância a adoção”.
Estabelecido em Salvador, na Bahia, o Lar da Criança conta com uma estrutura que visa assemelhar-se a um lar tradicional, acolhendo atualmente 35 crianças. Esse número considerado pequeno é o limite da capacidade de acolhimento da instituição, e segue a recomendação legal de se trabalhar com grupos pequenos de crianças nessas circunstâncias.
“O Lar da Criança é uma instituição de acolhimento que se caracteriza como uma residência, proporcionando às crianças e adolescentes um ambiente familiar. Eles recebem todos os tipos de assistência como alimentação, carinho, saúde, lazer e educação. E é justamente o sentido de unir essas duas últimas (educação e lazer), que surge uma nova concepção para a instituição, trabalhando a importância desse espaço como papel educacional relacionado aos movimentos artísticos, em contrapartida ao anterior direcionado somente aos cuidados e rotina diária em função de ideias de assistência, de custódia e de higiene para com as crianças e adolescentes”, diz o texto, explicando o propósito do projeto Educarte.
O projeto tem reconhecimento da Unesco, fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção dos direitos da criança e adolescente e receberá verbas do programa Criança Esperança neste ano, para a viabilização da aquisição de equipamentos para quadra e mobiliário, impressora multifuncional, computadores, material pedagógico e de consumo, uniformes, construção de um vestiário para apresentações artísticas, contratação de professores para oficinas e profissionais para o projeto.
Para saber mais, acesse o site lardacrianca.jimdo.com ou entre em contato através do e-mail iracicoimbra@hotmail.com ou pelos telefones (71) 3244-3795 (Fixo) ou 9204-9079 (celular).
Por Tiago Chagas
Fique bem Informado......
Deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas