sábado, 9 de fevereiro de 2013

Escola de Bambu: campanha busca recursos para construção de escola na Libéria


Escola de Bambu: campanha busca recursos para construção de escola na LibériaO projeto Escola de Bambu é uma iniciativa social voltada à educação desenvolvida na Libéria, país africano que ocupa a sexta pior posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), e que por mais de 14 anos, viveu uma guerra civil.

Os soldados que protagonizaram as batalhas eram na maioria, crianças e adolescentes liberianos. Atualmente a população do país é formada majoritariamente – 60% – pelas mesmas crianças e adolescentes.
A escola de bambu que inspirou o projeto foi construída pelo ativista social liberiano Sabato Neufville, que construiu uma escola usando bambus e atualmente, oferece educação básica para mais de 300 crianças por mês.
A estrutura da escola é feita apenas por paredes e lousas, sem banheiro, água, luz e qualquer outra infraestrutura básica de uma escola normal. Isso acontece devido à pobreza extrema do país: “Não existe rede pública de energia elétrica, saneamento básico, semáforos em funcionamento, asfaltamento em ruas, transporte público e tantos outros benefícios existentes no lado ocidental do mundo”, relata o jornalista Vinícius Zanotti, fundador do projeto Escola de Bambu no Brasil, que visa o levantamento de recursos para construção da escola de alvenaria na Libéria.
A inspiração do ativista Sabato ao erguer uma escola de bambu, vem do princípio de que com a educação, a longo prazo a realidade do país será mudada, transformando as condições sociais dos habitantes do país que tem, no significado do nome, o sentido de Terra da Liberdade.
Confira abaixo o vídeo do projeto Escola de Bambu:


Para saber mais sobre o projeto ou fazer doações, acesse o site escoladebambu.com e confira os detalhes da iniciativa e a prestação de contas.
Abaixo, veja algumas fotos das crianças liberianas atendidas pela escola construída por Sabato Neufville:
escola bambu2
escola bambu3
escola bambu1

Por Tiago Chagas,
Deixe seu comentário no IPRVida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas