quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ministério brasileiro na Grécia chama atenção da mídia


Ministério brasileiro na Grécia chama atenção da mídia


Trabalho com moradores de rua tem transformado vidas

 
Ministério brasileiro na Grécia chama atenção da mídia
A cidade de Atenas é considerada o berço da civilização moderna. A capital da Grécia já foi berço de filósofos, matemáticos e dramaturgos que ajudaram a escrever a história da humanidade. Mas há muito a cidade deixou para trás os dias de glória.
Após a sua entrada na Comunidade Europeia, em 1981, a Grécia enfrenta o desafio de voltar a ser uma influente capital, mas continua enfrentando graves problemas sociais. Em meio à crise do Euro, o desemprego atingiu a população e as ruas da cidade estão cada vez mais cheias de pessoas sem-teto e doentes mentais.
O número elevado da população que vive nas ruas da capital forçou o governo a permitir a atuação de qualquer instituição internacional que estabeleça centros de ajuda. Com isso, uma pequena igreja brasileira está conseguindo trazer esperança a essas almas perdidas.
O pastor e missionário brasileiro Valdenor Oliveira, que vive com sua família há mais de dez anos, em Atenas, explica que essa foi a principal razão para o surgimento do  Centro Cristão Barnabé, que cuida do corpo e da alma dos necessitados.
” Centro Cristão Barnabé é um ministério voltado para as pessoas de rua. Chegamos à Grécia para evangelizar os gregos. Os anos se passaram, mas ninguém veio. Eu não sabia o que devia fazer “, disse Oliveira. “Um dia eu perguntei ao Senhor, por que eu pedi gregos e só aparecem mendigos, pessoas mal cheirosas… o Senhor me disse, “Estas são ovelhas sem pastor, e você vai ser o pastor delas”, conta Valdenor. “Então eu comecei a amá-los e vê-los como ovelhas que precisam de cuidados, tratamento”.
Localizado numa região considerada perigosa, o trabalho não foi bem aceito pelos seus vizinhos gregos, porque o Centro Barnabé só atraia pessoas sujas e doentes.
Depois de alguns meses, foi necessário uma mudança no ministério. “Nós tivemos que orar e decidimos usar outro espaço no mesmo prédio. A igreja fica no primeiro andar e no segundo andar agora funciona o Barnabé”, explica.
Valdenor explica que o  nome Barnabé é extremamente importante para este ministério. “Era o nome de um grego, um homem muito bom, que ajudou os pobres. É um nome estratégico porque os gregos gostam muito de nome de santos”, explica. “O povo grego é muito semelhante aos latinos. São mais afetuosos, mais calorosos”, comenta. Mas a religião oficial é a da Igreja Ortodoxa Grega e os evangélicos nem sempre são bem vistos.
A família Oliveira e os membros da igreja preparam almoços para dezenas de pessoas que são servidos duas vezes por semana, oferecendo também o alimento espiritual através de filmes ou de sermões.
“Esta é uma obra de fé, porque o Senhor proveu nossas necessidades. Tudo o que você vê neste trabalho, o Senhor tem abençoado”, disse o pastor ao site Mundo Cristiano.
O trabalho e dedicação do centro cristão tem mudado a vida de centenas de pessoas em Atenas. Como é o caso de Nicos Sajarof é um empresário rico que acabou falindo em meio à crise, teve um surto e acabou vivendo na rua.
“Eu  conheci o pastor Valdenor durante um período de desequilíbrio emocional. Eu vim aqui para pedir comida e, aos poucos, senti o amor dessas pessoas e seu Deus, e continuei vindo aqui. Agora que tenho Jesus como meu Salvador tento segui-lo e compartilhar com outros homens na rua o que eu encontrei aqui “, explica Sajarof.
Apesar do reconhecimento do trabalho do Centro Cristão Barnabé, as leis gregas sobre visto preocupam a família Oliveira, pois as leis estão mudando. “Nestes anos que estou na Grécia não tive nenhum problema. Sei que vou ficar na Grécia por mais alguns anos e vou continuar com o trabalho do Senhor”. Traduzido de CBN.
Por Jarbas Aragão, deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas