quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pesquisador afirma que as igrejas legitimaram o golpe militar no Brasil

Pesquisador afirma que as igrejas legitimaram o golpe militar no Brasil A Comissão Nacional da Verdade separou onze pesquisadores ligados a questões religiosas para encontrar essa ligação entre as igrejas e a ditadura
 
Pesquisador afirma que as igrejas legitimaram o golpe militar no Brasil
Em entrevista ao blog de Roldão Arruda, do jornal O Estado de São Paulo, o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Anivaldo Padilha, falou sobre a ligação entre as Igrejas e a ditadura militar.
Essa relação vem sido estudada por onze pesquisadores que são especialistas em questões religiosas, Padilha que é metodista e membro do Conselho Latino-America de Igrejas consegue notar que a Igreja Católica chegou a apoiar o golpe militar, mas acabou se afastando depois da instauração do Ato Inconstitucional de número 5, que institucionalizou a tortura no País.
“Com o clamor anticomunista imposto ao Brasil naqueles dias, as igrejas foram utilizadas como instrumento político a favor do golpe. Ajudaram a preparar o clima que levou à derrubada do governo constitucional. As manifestações da Marcha da Família com Deus pela Liberdade foram o melhor exemplo disso. Ingenuamente, ou deliberadamente, as igrejas ajudaram a legitimar o golpe.”
Sobre as igrejas protestantes Padilha informa que há poucas informações, mas de concreto ele pode afirmar que os líderes protestantes eram a favor da ditadura. “As principais lideranças das igrejas protestantes continuaram apoiando o regime mesmo depois do AI-5. Foi só a partir de um determinado momento, já na década de 1970, que começa a haver um fortalecimento da oposição em setores protestantes e a sua aproximação com os católicos”, disse.
Os pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade estão encontrando dificuldades para encontrar dados concretos sobre essa ligação entre as igrejas e a ditadura. “As igrejas estavam presentes em toda a extensão territorial do País. Teremos que fazer escolhas, buscar os casos emblemáticos, mais representativos do comportamento das igrejas”, disse Padilha.

por Leiliane Roberta Lopes
Deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas