quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

As coisas precisam mudar de lugar

As coisas precisam mudar de lugar

“Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da Nação. Que país é esse?”

Essa é uma letra de uma música de Renato Russo, muito cantada nas décadas de 80 e 90, e ainda hoje.
Parece que as coisas estão invertidas. Renan Calheiros como presidente do Senado substituindo Sarney. Tragédias com chuvas por falta de estrutura, casas de shows pegando fogo e sem nenhuma condição de funcionamento, desigualdade social, pessoas correndo para lá e para cá em busca de um lugar ao sol, porém muitas vezes se esquecendo daquilo que é mais importante em suas vidas.
Definitivamente algo está muito errado. Existe um elefante branco no meio da sala, e os brasileiros convivem com ele, pensando ser isso absolutamente normal. Nos acostumamos com a tragédia, nos acostumamos com a corrupção. O país do carnaval.
Sabemos que é preciso mudança já. Mudança no nosso país. Mudança no nosso caráter. Mudança nas nossas histórias. Nos esquecemos daquilo que é importante e demos lugar àquilo que tem nos destruído. Mas o que fazer quando a esperança de mudança se esvai?
Houve um momento na história de Israel que tudo estava perdido. Israel havia virado um campo de sangue pois se tornaram assassinos. Israel virou uma casa de prostituição e um panteão de deuses pois se tornaram promíscuos e idólatras. Se tornaram escravos em uma nova terra e agora as nações perguntavam: onde está o Deus deles? É possível ter mudança para este povo?
Porém ainda havia esperança. Não por causa deles mesmos, mas porque Deus era o Deus deles. O nome santo de Deus era quem estava associado àquele povo e por isso, eles podiam ter esperança. Deus era a esperança deles. A bondade, a misericórdia, a graça do Deus deles era sua esperança, mesmo sem qualquer merecimento.
As coisas precisam mudar de lugar quando a religião quer colocar Deus em suas mãos. As coisas começam a ser consertadas quando nos colocamos nas mãos de Deus.
As coisas precisam mudar de lugar quando a corrupção e imoralidade se tornam comuns em uma nação. As coisas começam a ser consertadas e colocadas nos eixos quando o senso de justiça e a busca pela vontade de Deus seja feita.
As coisas precisam mudar de lugar, definitivamente. Em sua vida, na minha vida, em nossa nação.
As coisas só irão mudar de lugar, quando reconhecermos que estamos em meio a uma bagunça, que a desconstrução, as ruínas que vivemos, precisam ser consertadas, reconstruídas e edificadas pelo único que pode edificar-nos sobre a rocha, em terreno seguro, plano, que não pode ser abalado. Ele pode colocar as coisas nos eixos, onde poderemos olhar uns para os outros, reconhecer-nos como irmãos, caminhar juntos, rumo a uma nova história, um novo caminho, um recomeço. Recomeço este que nos levará ao centro da vontade de Deus.
Este novo caminho foi construído por Jesus na cruz do calvário. Apenas Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele é a esperança para você, para mim, para a nossa nação.
por Daniel Simoncelos
Deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas