lista de seguidores

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Igreja precisa de pontífice “mais pastor que professor”, diz teólogo

Igreja precisa de pontífice “mais pastor que professor”, diz teólogo Leonardo Boff ficou aliviado com a renúncia do papa e espera que seu sucesso seja mais pastor que professor.

 
Igreja precisa de pontífice “mais pastor que professor”, diz teólogo
Em entrevista à Folha de São Paulo o teólogo e ex-frade brasileiro Leonardo Boff, 74 anos, falou sobre seu convívio com o papa Bento 16 durante seus estudos na Universidade de Munique e sobre o pontificado de Joseph Ratzinger que se encerra no dia 28 de fevereiro.
Boff teve contato com Bento 16 entre 1975 e 1980 e ficou surpreso com as escolhas que ele fez depois de se tornar o líder da Igreja Católica em 2005. “Esse papa tentou reduzir a igreja a um museu de antiguidades”, disse.
As críticas do ex-frade estão relacionadas às escolhas feitas por Bento 16 que “reintroduziu o latim na missa, escolheu vestimentas renascentistas, manteve hábitos palacianos para quem iria comungar. Oferecia primeiro o anel papal para ser beijado e depois dava a hóstia, coisa que já não se fazia”.
Boff se sentiu aliviado com a renúncia porque para ele a igreja “está sem liderança que suscite esperança e ânimo”. Sobre como deve ser o próximo papa, o teólogo diz que precisa ser um homem com o perfil “mais pastor que professor”.
 por Leiliane Roberta Lopes
Fique bem informado.....
Deise seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas