sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Afinal... Cobrar para PREGAR é Certo ou errado?




Algo que surgiu com os cantores na década de 80 e na década de 90 passou para os pregadores. Convidar pregadores de fora é algo muito comum nas igreja brasileiras,e muito bom de se fazer para não ficarmos sempre com aquela mesma palavra. Só que hoje a maioria dos pregadores cobram e cobram caro. Além de receberem as ofertas, ainda cobram um cache que pode c
hegar a ser até 30 mil reais por pregação. Devemos passar este comportamento pelo crivo das escrituras e ver se ele é certo ou errado.

Mateus 10-9 ''... de graças recebestes de graça dai..."

PALAVRA DE DEUS E NÃO DOS HOMENS

Há base na bíblia para se receber ofertas. Paulo recebeu ofertas dos macedônios( 1 Coríntios 16- 2 e 3), o próprio Jesus recebeu ofertas. Antes trabalhava de carpinteiro mas depois passou viver das ofertas que recebia ( veja que não é pecado viver da obra). Há base também na bíblia para se pedir ofertas. Moisés, a mando de Deus, pediu ofertas ao povo para construção do tabernáculo ( Êxodo 25-2). Para à entrega de dizimo a bíblia também fala e ensina ( Hebreus 7-8, Malaquias 3-10,Mateus 23-23). Tudo isso tem base se usado para fins lícitos e não somente para uso pessoal. Porém, não há base bíblica para se cobrar verdadeiras fortunas por mais ou menos uma hora de pregação.
Alguns dizem que não é errado cobrar, pois o pregador precisa. É verdade que o pregador precisa, mas existem pessoas que roubam por necessidade e nem por isso deixa de ser pecado o que fazem. O pregador recebe ofertas para o seu sustento e se não for o suficiente, pode arrumar um emprego secular como o apóstolo São Paulo ( 1 Coríntios 9). O negócio é que esses pregadores querem ter vida de muito luxo. Outros argumentam que não é pecado quando se cobra pouco, mas os que cobram geralmente cobram fortunas. Se for pra cobrar pouco, não precisa pois o dinheiro das ofertas já dava praticamente o mesmo valor. Não faz sentido e nem tem também respaldo bíblico. E ainda, alguns chegam a dizer que é bíblico por conta da passagem que diz '' digno é o obreiro do seu salário''. A passagem está fora de contexto, o que quer dizer essa passagem é que o pastor ou apostolo tem direito de tirar um poucos das ofertas ( dadas voluntariamente e não cobradas) para ser seu salário. E as outras passagens que usam para justificar a prática seguem a mesma regra de estarem fora do contexto.
A bíblia proíbe que se cobre, veja;

''... de graça recebestes de graça dai...'' ( Mateus 10-9)

'' Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando o lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.'' 
(2 Coríntios 2-17)

Oremos pelas igrejas e pregadores do Brasil. Lembre-se que por mais que o pregador seja eloquente, ele também tem que obedecer a nossa regra de fé que é a bíblia. Não é necessário cobrar pois Deus mantém os seus servos.
Deixe seu comentário no IPRVida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas